sábado, 15 de setembro de 2012

Equipes de saúde são reforçadas em Alter do Chão

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a Prefeitura de Santarém montou um esquema reforçado de ação para a Festa do Sairé 2012. Este ano, moradores e visitantes da vila balneária de Alter do Chão receberão atenção dobrada por causa da maior festa folclórica do Oeste do Pará.
Um total de 90 servidores da saúde foi escalado para trabalhar durante os cinco dias da Festa na vila Borari. E as equipes foram divididas para cobrir todas as áreas de Alter do Chão, dia e a noite.
No Centro de Saúde 24 horas os plantões serão reforçados para garantir eficiência e agilidade em eventuais ocorrências. Além da equipe do plantão de rotina do Centro, outros profissionais estarão de prontidão: quatro médicos, oito enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem na Unidade. O que quer dizer que os plantões no Centro 24 horas de Alter ficarão com dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem a partir da noite de ontem (13) até o amanhecer de segunda-feira (17).
Durante a movimentação na Praça do Sairé e Sairódromo, nas noites de apresentações folclóricas, outra equipe estará de prontidão para atender a possíveis casos de emergência. Na unidade móvel de saúde da SEMSA trabalharão seis enfermeiros e seis técnicos de enfermagem.
Segundo a coordenação de atenção em saúde para o Sairé, esse reforço é para garantir tranquilidade aos participantes e público do evento que todos os anos atrai grande número de pessoas para a distrito turístico mais conhecido do Oeste do Pará. Os casos menos graves que poderem ser atendidos no próprio local ou no Centro de Saúde receberão atenção sem precisar de transferência para o Pronto Socorro municipal.

SAMU 192 - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) também estará presente em Alter do Chão para garantir atendimento aos casos considerados mais graves. Os agentes do SAMU ficarão na Praça do Sairé durante as noites com o objetivo de dar apoio à transferência de possíveis casos que necessitem vir para o PSM. A equipe será formada por quatro enfermeiros e sete técnicos de enfermagem que se revezarão nos plantões.

Prevenção a DST’s - O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também atuará durante os cinco dias de festa com o objetivo de esclarecer aos participantes os riscos de infecção por doenças sexualmente transmissíveis e as formas de proteção. A preocupação do CTA é com a grande aglomeração de pessoas que geralmente ocorre neste período do ano na vila e que favorece o aumento no aparecimento de novos casos, não apenas em Santarém, mas nas cidades da região, de onde vêm visitantes. Todas as noites, a partir desta quinta-feira até a madrugada de domingo para segunda-feira, nove pessoas trabalharão no posto do CTA em Alter do Chão com a distribuição e preservativos para a população que comparecer a festa. O CTA disponibilizou 50 mil camisinhas masculinas, femininas e para adolescentes, além de material educativo. O trabalho será de distribuição dos preservativos e a orientação será feita na Praça do Sairé, na barraca montada pela SEMSA, e dentro do lago dos botos durante as apresentações folclóricas.

Segurança alimentar - O Sairé é o período de faturamento para os vendedores de alimentos em Alter do Chão. Por causa do grande número de pessoas que vão para a vila balneária participar da festa, aumenta a oferta de produtos comestíveis. E para evitar os riscos de problemas de saúde provocados por consumo de alimentos contaminados ou mal conservados, a Vigilância Sanitária Municipal começou a atuar na vila desde ontem, 12 de setembro. Foram escalados para atuar no evento seis fiscais, um enfermeiro e um farmacêutico. Os agentes da Vigilância vão inspecionar bares, restaurantes, quiosques, bancas, lanches e barracas, na vila e nas praias, para averiguar como estão sendo acondicionados, manipulados e servidos os alimentos e bebidas que serão consumidos por quem for prestigiar o Sairé.


Divicom|PMS