quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Lançamento do Sairé será neste final de semana

A mística cultural do Sairé inicia neste final de semana em Santarém. O ritual da “Busca dos Mastros” e o lançamento oficial do evento vão colocar a população santarena e visitantes no ritmo da festa que será vivenciada na próxima semana, no período de 13 a 17 de setembro na Vila balneária de Alter do Chão.
No sábado (08), sob organização dos comunitários de Alter do Chão, será realizado o ato tradicional e religioso da “Busca dos Mastros”, que consiste em adentrar na mata e retirar dois troncos de madeira. Nesse ritural, aparecem os personagens como a juíza, os mordomos, mordomas, grupo musical, comunitários, visitantes e a Saraipora. Essa última personagem tem a responsabilidade de conduzir o símbolo religioso do Sairé, que representa a Santíssima Trindade.
Os mastros de madeira têm ritual próprio. Após retirados, são deixados na praia do Cajueiro, em Alter do Chão, para na quinta-feira (13/09), serem erguidos na praça do Sairé durante a abertura do evento, sendo derrubados somente no dia 17 de setembro, último dia da festa.
Mas será neste domingo (09), que a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), fará o lançamento oficial do Sairé 2012, na Praça do Pescador, na Orla da cidade, às 20h. Nessa programação, as coordenações das entidades folclóricas dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi apresentarão ao público os itens oficiais do Festival dos Botos, que são: o Boto Homem, o Boto Animal, a Rainha do Sairé, a Rainha do Lago Verde, a Rainha do Artesanato, a Cabocla e o Carimbó.
Este ano, o Boto Cor de Rosa vai abordar “A vida e a fé do povo Borari”, temática voltada para as crenças, costumes e tradições dos comunitários de Alter do chão. Já o Boto Tucuxi trará o tema “O imaginário Tapajó”, em que destacará a história da divulgação do caboclo e do indígena.


Divicom|PMS