quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Sairé 2012: Prefeitura inicia a montagem das arquibancadas


A tradicional Festa do Sairé – que mistura durante cinco dias na Vila balneária de Alter do Chão, cultura, beleza, encantos e mistérios – será realizada este ano no período de 13 a 17 de setembro.
O evento existe há mais de 300 anos. É uma mistura de religiosidade com o profano. Já é considerado como uma das maiores manifestações culturais do Estado do Pará e a cada ano, vem ganhando visibilidade no mundo.
Na semana que antecede à festa, os trabalhos na Vila são intensificados e seguem sob coordenação de Secretarias Municipais da Prefeitura, como Cultura (SMC) e Infraestrutura (SEMINF), que concentram as atividades na montagem de palco, arquibancadas e camarotes no Sairódromo, local das apresentações culturais e do Festival das Agremiações Folclóricas dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi.
A estrutura das barracas reflete a cultura do caboclo de nossa região. É feita de palha e pau a pique. Até sábado (08) de setembro, 64 barracas devem ser concluídas pelos comunitários de Alter do Chão, que utilizarão estes espaços para venderem seus produtos durante os dias de festa. Já no Sairódromo, a empresa contratada pela Prefeitura para fazer os trabalhos, deve concluir a estrutura de 30 camarotes e arquibancadas para 3.500 lugares, até o dia 11 de setembro (terça-feira). A Secretária Municipal de Cultura, Jarle Aguiar, enfatizou que “tudo está sendo providenciado para proporcionar uma grande festa para a população santarena e para os visitantes”.
Durante o período do Sairé, a atenção fica voltada para vila balneária de Alter do Chão. Localizada a 32 km da área urbana de Santarém. No ano passado, em média 80 mil pessoas participaram durante os cinco dias do Sairé, informação repassada pelo setor de estatística do 4º Grupamento de Bombeiros Militar.

Lançamento oficial do Sairé – No dia 9 de setembro (domingo), a Prefeitura de Santarém fará o lançamento oficial do Sairé 2012, na Praça do Pescador, na Orla da cidade, às 20h. Na oportunidade, as coordenações das entidades folclóricas dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi apresentarão ao público, os itens oficiais do Festival dos Botos. Os itens são: o Boto Homem, o Boto Animal, a Rainha do Sairé, a Rainha do Lago Verde, a Rainha do Artesanato, a Cabocla e o Carimbó.
Neste ano, o Boto Cor de Rosa vai abordar o tema “A vida e a fé do povo Borari” e o Boto Tucuxi, “O imaginário Tapajó”. As entidades folclóricas devem participar respectivamente com a estimativa de 800 e 700 brincantes no Sairé.
O coordenador do Boto Cor de Rosa, Joel Coelho disse que “a temática é voltada para as crenças, costumes e tradições”. Já Edilberto Ferreira, explica que a abordagem temática do Boto Tucuxi colocará em destaque a história da divulgação do caboclo e do indígena.

Início da Festa - No sábado (08), será realizada a “Busca dos Mastros”, organizada pelos comunitários da Vila de Alter do chão. Iniciará com um café regional na residência do senhor Servito Malaquias, às 7h. Depois, comunitários e visitantes seguirão para a Praça 7 de setembro para adentrarem às embarcações com destino ao Lago do Macaco, às 8h. O retorno será na Praia do Cajueiro. Os mastros de madeira têm ritual próprio e fazem parte da tradição do Sairé. Após retirados, são deixados na praia para na quinta-feira (13/09), serem erguidos na praça do Sairé durante a abertura do evento. Serão derrubados no dia 17 de setembro, último dia da festa.



Divicom|PMS