sábado, 22 de setembro de 2012

SEMSA é parceira na ação humanitária "Sorriso Brasil"

É grande a expectativa para a realização de mais uma ação humanitária da ONG Operação Sorriso Brasil em Santarém. As atividades desse ano iniciam na segunda-feira (24), e serão realizadas até o dia 29, sábado.
Para Santarém, estão sendo oferecidas cerca de 60 vagas para cirurgias corretivas gratuitas em crianças e adultos portadores de fissuras labiopalatinas (conhecidas também como lábio lascado ou goela de lobo).
E para marcar mais essa passagem da Operação Sorriso pela Pérola do Tapajós, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) não tem poupado esforços para garantir que mais este trabalho seja sucesso, buscando resultados positivos, como nos anos anteriores.
Ao todo, cerca de 60 voluntários, vindos de diversas regiões do país, estarão envolvidos no programa humanitário. Os profissionais pertencem a diferentes especialidades como cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia, pediatria etc.
Através da SEMSA, a Prefeitura de Santarém se comprometeu em viabilizar e custear as despesas necessárias para a execução do projeto no município. A parceira começou na divulgação, e segue com apoio logístico, garantia dos espaços para atender ao público alvo da Operação. A seleção dos pacientes será feita no Centro de Referência em Saúde da Criança, anexo ao Hospital Municipal de Santarém, e as cirurgias, pagas pelo SUS, serão realizadas no Hospital e Maternidade Sagrada Família. A SEMSA também vai garantir fornecimento de alimentação e material de limpeza, além de combustível e transporte de pacientes.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Emmanuel Silva, a expectativa quanto ao resultado positivo das cirurgias é maior que do ano passado. O gestor assegura que todo apoio é indispensável para o bom desenvolvimento da Operação em Santarém e que desde o primeiro ano (2007) em que as cirurgias foram realizadas aqui na cidade, a Prefeitura, através da SEMSA, tem o compromisso de facilitar o trabalho dos profissionais e garantir a satisfação dos beneficiados pelo projeto.
A seleção dos pacientes será realizada no Centro de Referência de Saúde da Criança (Av. Barão do Rio Branco, 860, Santa Clara), a partir das 8h. Já as cirurgias das pessoas selecionadas serão feitas, de 26 a 29 de setembro, no Hospital e Maternidade Sagrada Família - Sociedade Beneficente São Camilo (Av. Presidente Vargas, 1.606 - Santa Clara).
A Operação Sorriso conta também com o patrocínio da Colgate, Ethicon, Fnazca, Abbott, Bionexo, Comerc e Pepsi. Além da Marinha do Brasil, o projeto é realizado em parceria com a ABCCMF, SBCP, Genoma Humano, TV Globo, Hospital e Maternidade Sagrada Família - Sociedade Beneficente São Camilo, Albergue Padre João Mors, Secretaria de Estado de Saúde.


Divicom|PMS