quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Avenida Tapajós passa por regularização

A Avenida Tapajós, como uma das vias de maior movimento da área central de Santarém, está recebendo serviços de regularização com asfalto no trecho que vai da Travessa Professor Carvalho sentido Praça Tiradentes. A intenção é deixar a via mais plana para melhorar o fluxo das centenas de veículos que trafegam pela via diariamente.
Ainda na Tapajós, uma equipe do setor de obras da SEMINF realiza manutenção em um buraco aberto no asfalto próximo a um bueiro no cruzamento com a Travessa Senador Lemos.
Também nesse sentido, as atividades da operação tapa-buracos seguem na Rua Tomé de Sousa no bairro Santarenzinho. A ação na via, vai da Avenida Olavo Bilac à Rua São Jorge.

Terraplenagem - São efetivados diversos serviços de terraplenagem pela cidade com destaque para a Rua Novo Amburgo, no bairro Jutaí. A via recebe aterramento, desobstrução das laterais com retiradas de lixo e entulhos, além de compactação.

Limpeza - Uma grande operação de limpeza na Rua Silvério Sirotheau, entre a Avenida Cuiabá e a Travessa Santa Cruz, deixa a via com uma cara nova. São efetuados serviços de remoção de lixo e entulhos, capina e desobstrução de sarjeta.


Divicom|PMS

Alunos municipais recebem fardamento escolar


Na manhã desta quinta-feira (30), a Prefeitura de Santarém entregou simbolicamente, em duas escolas, uniformes escolares para alunos da Escola de Tempo Integral, Frei Fabiano Merz (bairro Caranazal) e Helena Lisboa (bairro Esperança).
Durante a entrega, a prefeita Maria do Carmo ressaltou o compromisso do governo com as crianças do município. “Entregamos desde 2005 fardamento a todos os alunos da rede municipal de ensino. Hoje, Santarém conta com 454 escolas e mais de 62 mil alunos matriculados, e através dessa política de inclusão, pois indiretamente, ao doar os uniformes, ajudamos os pais a economizar pelo menos R$ 12 reais por aluno matriculado em nossas escolas. Durante oito anos, conseguimos, graças a Deus, manter essa política e ajudar milhares de famílias santarenas”, declarou.
Desde 2005, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a Prefeitura já fez a entrega de 360.718 uniformes, tradicionalmente, antes da programação da Semana da Pátria.


Divicom|PMS

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Infraestrutura

SISTEMA VIÁRIO - Depois de ter sido realizada pela empresa Mello de Azevedo a obra de ligação dos tubos do esgotamento sanitário na Avenida Cuiabá, no cruzamento com a Borges Leal (bairro Mapiri), como parte da construção da Estação de Tratamento de Esgoto que deve beneficiar milhares de famílias santarenas, servidores da SEMINF executam a operação tapa-buracos visando reconstruir esse trecho de asfalto. Outra equipe da Secretaria de Infraestrutura trabalha na Rua Tomé de Sousa (bairro Santarenzinho). A manutenção ocorre no trecho que vai da Avenida Olavo Bilac até a Rua São Jorge. A Avenida Tapajós também receberá serviços de regularização asfáltica, mas antes, passará por limpeza.

LIMPEZA - Continua a preparação para o Sairé 2012 em Alter do Chão. E a equipe padrão da Clean, empresa que presta serviços para a Prefeitura, executa serviços de capina e desobstrução de sarjetas e meio-fio, através da retirada de lixo e entulhos em toda a vila balneária. Já a equipe de limpeza da SEMINF está na Rua Plácido de Castro no bairro Caranazal, entre Cuiabá e Magalhães Barata.

TERRAPLENAGEM - A Rua Uruará, no bairro Uruará, continua recebendo trabalhos de terraplenagem que antecedem ao efetivo asfaltamento. A fase atual é de aterramento, piçarramento e compactação da via. No bairro Área Verde, as ruas utilizadas como linha de ônibus passam por manutenções.

PAC SOCIAL -
O projeto técnico “PAC Social” do Programa de Aceleração do Crescimento em Santarém vai realizar amanhã (30), e sexta-feira (31), uma atividade de arborização nos residenciais construídos pela Prefeitura, em parceira com o governo federal nos bairros Mapiri e Uruará. Nesta quinta-feira, a ação inicia às 7h30min no Residencial Vitória, no Mapiri. E na sexta-feira, nesse mesmo horário, será a vez de plantar árvores no Residencial Novo Horizonte do Tapajós, no Uruará. No total, serão plantadas nesses locais mais de 200 mudas de árvores frutíferas, como jambeiro, coqueiro, mangueira, além de mudas de Ipê.


Divicom|PMS

Entrega de fardamento

Amanhã (30), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), fará a entrega de uniformes escolares aos alunos da rede municipal de ensino. A entrega é feita tradicionalmente no mês de agosto em função dos desfiles da Semana da Pátria. A primeira entrega deste ano será na Escola de Tempo Integral, Frei Fabiano, situada à Av. Paulo Maranhão, bairro Caranazal, às 8h. Em seguida, o fardamento será entregue aos alunos da Escola Municipal Helena Lisboa de Matos, localizada à Rua Quixadá, no bairro Esperança.


Divicom|PMS

Prorrogadas as inscrições para o VII Jogos Escolares

As inscrições para o VII Jogos Escolares de Santarém, segundo informações prestadas pela Assessoria de Esporte e Lazer (AEL), foram prorrogadas até sexta-feira (31). Os alunos interessados em participar do evento devem estar devidamente matriculados em uma das redes de ensino e ter entre 12 e 18 anos. Os documentos a serem apresentados no ato da inscrição devem ser oficiais e com foto (RG, carteira de trabalho, documento de alistamento militar, passaporte...). As inscrições são realizadas na Assessoria de Esporte e Lazer, à Avenida Borges Leal, nº 2.561, D, Bairro: Aparecida, em horário comercial.
A abertura do VII Jogos Escolares ocorrerá no dia 17 de setembro, a partir das 8h, no Ginásio Canecão. Em sua sétima edição, os Jogos constituem-se como um dos mais representativos eventos de competições esportivas para alunos da rede de ensino pública e particular do município de Santarém, tendo como objetivo incentivar a formação esportiva de crianças e adolescentes através de uma ampla mobilização do segmento escolar de Santarém.
Contato para entrevista: Rita Peloso (Assessora de Esporte e Lazer) – 9122-5830 e 3522-259.


Divicom|PMS

Vencedores de campeonatos serão premiados

Nesta quinta-feira (30), a partir das 19h, será realizada a premiação para as equipes vencedoras do Campeonato de Bairros, evento esportivo promovido pela Prefeitura de Santarém sob coordenação da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL). Às equipes campeãs serão entregues: troféus, medalhas e 60% em dinheiro da contribuição referente às inscrições feitas no início da disputa. As equipes vice-campeãs também receberão troféus, medalhas, além de 40% do dinheiro das inscrições.
A solenidade de premiação será na Boate Phoenix.

Copa Estudantil - A final da 1ª Copa Estudantil de Futebol de Campo será realizada nesta sexta-feira, 31 de agosto, no Campo do Parque da Cidade, mas a premiação dos vencedores será realizada somente no dia 1º de setembro, no próprio Campo do Parque, com a entrega de medalhas e troféus. O evento foi promovido pelo governo municipal por meio da AEL visando estimular a prática de futebol de campo no processo educativo, congregando as instituições de ensino público e particular de Santarém.


Divicom|PMS

Festival de Bandas e Fanfarras será sábado

Pelo sexto ano consecutivo, a Prefeitura de Santarém, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), promoverá o Festival de Bandas e fanfarras. Dividido em três categorias distintas: Fanfarras Simples, Fanfarras com Melodia e Banda Marcial, o Festival terá por meta valorizar a produção musical dos alunos.
O evento será realizado no dia 1º de setembro (sábado) na Orla da Cidade, a partir das 19h, e a apuração dos resultados será no dia 02 de setembro, no prédio da SEMED da Avenida Borges Leal, a partir das 14h.
“A participação é aberta a todas as escolas, tanto da nossa cidade quanto de municípios vizinhos. As três melhores colocadas em cada categoria receberão uma premiação baseada em kits de instrumentos musicais”, explicou Rita Peloso, titular da AEL.
Além de escolas de Santarém, confirmaram participação no Festival, instituições de ensino dos municípios de Alenquer, Óbidos, Itaituba e Belterra.
A ordem do Festival será a seguinte:

FANFARRA SIMPLES
1- E.M.E.F. Manoel Ladislau (Belterra)
2- E.E.E.F.M. Aluízio Lopes Martins
3- E.M.E.F. Afroamazônida (Murumuru)
4- E.M.E.F. Tiago Xisto de Aragão (Vila Curuai)
5- Corporação Musical Estrela Negra
6- E.M.E.F. Brigadeiro Eduardo Gomes
7- E.E.E.F.M. Nª Sª Aparecida
8- E.E.E.F.M. Felisbelo Jaguar Sussuarana
9- E.E.E.F.M. Antônio Batista Belo de Carvalho

FANFARRA COM MELODIA
1- Associação Cultural Fanfarra Furacão (Alenquer)
2- E.M.E.F. Ambrósio Caetano Corrêa (Inanú/Lago Grande)
3- E.E.E.F.M. Madre Imaculada
4- E.E.E.F.M. Rio Tapajós
5- Associação de Bandas e Fanfarras do Tapajós (Itaituba)
6- E.E.E.F.M. Frei Ambrósio
7- E.E.E.M. São José (Óbidos)
8- Intercolegial de Belterra
9- E.E.E.F.M. Frei Othmar
10- E.M.E.F. Nova Esperança (Alenquer)

BANDA MARCIAL
1- E.M.E.F. Princesa Izabel
2- E.M.E.F. Maria de Lourdes
3- E.E.E.F.M. Almirante Soares Dutra
4- E.M.E.F. Deputado Ubaldo Corrêa
5- E.M.E.F. Frei Gilberto Wood
6- E.E.E.F.M.Pedro Álvares Cabral


Divicom|PMS

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Poeta Emir Bemerguy é homenageado na reabertura do Theatro Victória


Foi bastante prestigiada a noite cultural que marcou a reabertura do novo Theatro Victória em Santarém após receber investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões por parte do Ministério Público Estadual.
A programação realizada na noite de sexta-feira (24), sob organização da Assessoria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal, reuniu políticos, advogados, promotores de justiça, artistas locais, entre outros convidados, que assistiram ao espetáculo denominado “Theatro Victória e seus Entreatos”, que através de música e dança, fez uma releitura de sua história, desde sua fundação, em 28 de junho de 1896, até os dias atuais, com destaque aos mais relevantes fatos e feitos registrados na história da arte santarena.


Na oportunidade, a Prefeita Maria do Carmo Martins Lima entregou cópia da Lei Nº 18.999, de 4 de julho de 2012, que institui pensão vitalícia ao artista Emir Hermes da Cunha Bemerguy, poeta, escritor e compositor, que muito fez à cultura do município e que segundo ela mesma declarou, “merece o reconhecimento do povo santareno por meio do poder executivo municipal”.
Outros homenageados da noite foram os representantes do Ministério Público Estadual Jorge de Mendonça Rocha e Geraldo de Mendonça Rocha, pela obra executada no Theatro, que representa o resgate de um patrimônio histórico de Santarém.


Divicom|PMS

Trabalhos de iluminação pública são intensificados

Equipes da Divisão de Iluminação Pública (DIP), setor agregado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), estão desempenhando constantes e efetivas operações por bairros da cidade e na zona rural de Santarém. Na comunidade Boa Esperança, na semana passada, por exemplo, foram realizadas manutenções em pelo menos 30 pontos de luz com trocas e reparações da conexão de luminárias.
Agora, estão sendo efetivados serviços no bairro Esperança nas ruas São Pio X, Cambuquira e Trindade; e no bairro Ipanema, na Rua São João. Devem ser feitas manutenções no mínimo em 15 pontos em cada comunidade. Uma equipe ainda está no Parque da Cidade, realizando reparos na iluminação do logradouro. Por lá, a previsão é que sejam trocadas cerca de 25 luminárias.

Manutenção - As atividades de manutenção das vias com asfalto por meio da operação tapa-buraco se dividem em pontos estratégicos de grande trafegabilidade do município. Dois dos locais, onde se concentram os trabalhos estão na Avenida São Sebastião. Um no cruzamento com a Avenida Campos Sales e o outro, com a Rua Acássia Prateada no bairro Mapiri. Enquanto isso, a Avenida Elinaldo Barbosa também recebe manutenção no trecho que vai da Dom Frederico à Gonçalves Dias. E ainda na Rua Frei Vicente, bairro Interventoria, os serviços estão entre as Avenidas Sérgio Henn e Turiano Meira.

Limpeza - A equipe de limpeza da Clean foi deslocada para Alter do Chão onde a Prefeitura está trabalhando, principalmente na Praça do Sairé, com capina e retirada de entulhos. Outra equipe atua na área urbana de Santarém, na Rua Plácido de Castro, bairro Caranazal, no trecho entre a Avenida Cuiabá e a Travessa Santa Cruz.

Terraplenagem - Moradores do bairro Área Verde estão sendo atendidos com serviços de recuperação, através de terraplenagem, na linha de ônibus do bairro. A demanda encaminhada à SEMINF pela Associação de Moradores faz parte da política governamental em assegurar a participação popular.


Divicom|PMS

Escolas municipais são reconhecidas pelo desempenho no IDEB


O Ministério da Educação divulgou neste mês, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb – das redes de ensino. Santarém continua em escala crescente no desenvolvimento da educação, como apontam os números.
Em reconhecimento ao trabalho nas escolas municipais, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SEMED), entregou hoje na Casa da Cultura, diploma de honra ao mérito para as cinco melhores notas do IDEB no município, assim como a certificação das escolas que alcançaram a meta projetada pelo educandário.
Para o titular da SEMED, Luis Alípio Gomes, o resultado do Ideb de Santarém, que alcançou 4,6 nas séries iniciais e 4,0 nas séries finais, representa o compromisso do governo municipal com a qualidade da educação. “Em Santarém, podemos contar com uma política educacional, que apresenta formação continuada dos professores, melhoria da estrutura física das escolas, garantia da alimentação e do transporte escolar, além da implementação de projetos que garantem uma educação humanística. E o governo reconhece o trabalho da equipe gestora de cada escola”, enfatizou.
Receberam certificados as escolas do campo e da cidade:

Escola Municipal São Félix, da comunidade Guaraná, na Santarém Curuá-Una;
Escola Municipal Professora Tereza Neuma, da comunidade do Tabocal, na Santarém Cuiabá;
Escola Municipal Santo Antônio, da comunidade Jacamim, na Santarém Curuá-Una;
Escola Municipal Ambrósio Caetano Correa, da comunidade do Inanu, no Lago Grande;
Escola Municipal Santo Antônio, da comunidade do Igarapé-Açu, no Lago Grande;
Escola Municipal São Sebastião, da comunidade Suruacá, no Tapajós;
Escola Municipal Frei Gilberto Wood, da comunidade de Curuai, no Lago Grande.
Escola Professora Raimunda Lima Nogueira, na comunidade do Piraquara, no Lago Grande;
Escola Municipal Vicente de Paula, na comunidade Paisandu, no Lago Grande;
Escola Municipal Vitória do Brasil, na comunidade Ajamuri, no Lago Grande; Escola Municipal Rosália Nunes, na comunidade Igarapé do Piranha, na Santarém Cuiabá;
Escola Municipal São Sebastião, na comunidade Mentae, no Arapiuns;
Escola Municipal São João, na comunidade Tipizal, na Santarém Curuá-Una;
Escola Municipal União Libertadora;
Escola Municipal Maria de Lourdes Almeida;
Escola Municipal Helena Lisboa de Matos;
 Escola Municipal Eilah Gentil;
Escola Municipal Aderbal Tapajós Caetano Corrêa;
Escola Municipal Paulo Rodrigues dos Santos;
Escola Municipal Olindo do Carmo Neves;
Escola Municipal Hilda Mota;
Escola Municipal Princesa Izabel;
Escola Municipal Santa Luzia;
Escola Municipal Rosineide Fonseca Vieira;
Escola Municipal São José Operário;
Escola Municipal Frei Juvenal;
Escola Municipal Pérola do Maicá;
Escola Municipal Maestro Wilson Fonseca;
Escola Municipal Magalhães Barata;
Escola Municipal Dom Anselmo Pietrulla;
Escola Municipal Dom Floriano;
Escola Municipal Joaquim Cavalcante Maia.
Escola Municipal Nazaré Demétrio Mussi;
Escola Municipal Sérgio Luiz Henn;
Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes;
Escola Municipal São Francisco de Assis;
Escola Municipal Dra. Maria Amália Queiroz de Sousa;
Escola Municipal Profª Maria da Conceição Figueira Cardoso;
Escola Municipal Frei Rainério;
Escola Municipal Haroldo Veloso;
Escola Municipal Wilde Dias da Fonseca.

Posteriormente, a Prefeita de Santarém Maria do Carmo, presente à solenidade, foram entregou diplomas de honra ao mérito para as melhores notas no IDEB, para as seguintes escolas:

Escola Municipal Francisco Pereira Chaves, da comunidade Boa Esperança, na Santarém Curuá-Una;
Escola Municipal Boaventura Queiroz, da comunidade São Braz, no Eixo Forte;
Escola Municipal São Pedro, da comunidade São Pedro, no Arapiuns;
Escola Municipal Raimunda Queiroz Souza, do Mojui dos Campos;
Escola Municipal Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro, da comunidade do Cucurunã, no Eixo Forte;
Escola Municipal São João, da comunidade Tiningu, na Santarém Curuá-Una;
Escola Municipal São Raimundo, da comunidade Vista Alegre do Rio Moju;
Escola Municipal Antônio Pereira da Silva, da comunidade Santarém-Miri, na Santarém-Cuiabá;
Escola Municipal Professora Ecila Nobre dos Santos;
Escola Municipal de Tempo Integral Frei Fabiano Merz;
Escola Municipal Fernando Guilhon;
Escola Municipal Rotary;
Escola Municipal Raimunda de Lira Maia;
Escola Municipal Mario Fernandes Imbiriba;
Escola Municipal Alberico Mendes Nóvoa;
Escola Municipal Sofia Imbiriba;
Escola Municipal Delano Riker Teles de Menezes;
Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima;
Escola Municipal Fluminense.

O IDEB foi criado para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação.


Divicom|PMS

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Iluminação Pública

Em virtude do Festival da Tapioca de Boa Esperança, que será realizado neste final de semana, uma equipe da Divisão de Iluminação Pública foi deslocada para a comunidade, localizada a cerca de 40 quilômetros da área urbana de Santarém. A previsão é que sejam feitas manutenções em 30 pontos apagados ou com qualquer outro problema de conexão, mas esse número não é definitivo, pois os serviços seguem de acordo com a demanda apresentada pelos moradores da comunidade.


Divicom|PMS

Estação de Tratamento de Esgoto continua em obra

A empresa Mello de Azevedo, contratada pela Prefeitura Municipal de Santarém para construir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mapiri está realizando desde ontem (23), a ligação do esgotamento sanitário no trecho localizado à Avenida Cuiabá, no cruzamento com a Avenida Borges Leal. Nesse local, alguns moradores reclamavam do mau cheiro provocado pelo vazamento de água de esgoto, que segundo o engenheiro João Santos, da SEMINF, foi causado pelas ligações clandestinas na rede de esgoto que ainda está em execução.
“Esse serviço de ligação doméstica na rede de esgoto é contratual e, portanto, somente a Mello de Azevedo deve fazê-lo. Mas já estamos corrigindo isso”, disse.
A Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Mapiri faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I) do Governo Federal, executado em Santarém pela Prefeitura Municipal.
A previsão é que a estrutura nesse trecho fique pronta até esta segunda-feira, dia 27 de agosto.


Divicom|PMS

Theatro Victória volta a abrir suas portas


Após passar por um processo de revitalização por quase dois anos, o Theatro Victória, patrimônio cultural de Santarém, foi entregue na manhã desta sexta-feira (24), totalmente reestruturado pelo Ministério Público do Estado (MPE). Através de um Termo de Cessão Gratuita de Uso de Bem Público concedida pelos poderes Executivo e Legislativo do município ao MP, o novo espaço atenderá a duas finalidades: oferta de serviços do Ministério Público, no primeiro piso; e apresentações culturais, na parte superior do prédio, sob administração da Prefeitura de Santarém.
O resultado da parceria agradou as pessoas que prestigiaram a solenidade de inauguração, entre elas, advogados, promotores de justiça, músicos e representantes da sociedade civil organizada.
O Procurador Geral de Justiça em exercício, Jorge de Mendonça Rocha, entregou a chave do novo Theatro Victória à Prefeita Maria do Carmo, externando que ela “representa o acesso à cultura e principalmente à preservação do patrimônio histórico desta cidade”.
Na sequência, a gestora municipal declarou que a recebia com muito carinho e que a dividiria com todos os segmentos culturais. “Hoje é um momento muito especial e porque não dizer histórico. No meu governo, conseguimos recursos para reformar a Casa de Cultura, a Biblioteca Pública, mas não havíamos conseguido dinheiro para reformar este espaço que, em tão boa ora, vocês se dispuseram a assumir, aplicando recursos de quase R$ 2 milhões. E, em nome do povo de Santarém só me resta dizer: Muito Obrigada”, enfatizou a prefeita.


Como continuidade da programação de inauguração do novo espaço, logo mais, às 20h, a Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da administração municipal apresentará ao público um espetáculo intitulado “Theatro Victória e seus Entreatos”, uma releitura de sua história, desde a inauguração, em 28 de junho de 1896, até os dias atuais, com seus mais relevantes fatos e feitos registrados.
“Será um espetáculo dinâmico que envolve música, dança e o teatro entrelaçados, revivendo emoções e propondo novos caminhos no mundo da arte em nosso município”, afirmou Rita Peloso, titular da AEL.


Divicom|PMS

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Infraestrutura

TERRAPLENAGEM - Serviços de terraplenagem estão sendo efetivados em algumas vias da cidade, como: na Rua Novo Amburgo (bairro Jutaí), através do aterramento de uma vala que estava obstruindo o tráfego de veículos e na Rua Uruará (bairro Uruará), que será asfaltada nas próximas semanas. A obra segue com alinhamento de calçadas, aterro, piçarramento e compactação.

MANUTENÇÃO - As equipes da Prefeitura responsáveis pela manutenção de ruas asfaltadas está realizando ações de regularização nas Avenidas Cuiabá, da Tapajós ao porto da Companhia Docas do Pará (CDP), e Sérgio Henn, entre Moaçara e Edvaldo Leite, no bairro Santo André. Na Rua Tropical (bairro Prainha), os serviços são efetivados no cruzamento com a Avenida Dom Frederico. O setor de obras da SEMINF também está construindo uma canaleta no cruzamento da Rua 11 horas com a Travessa Leão XIII (bairro Aeroporto Velho).

ILUMINAÇÃO - Implantadas recentemente, as novas luminárias da Avenida Mendonça Furtado estão passando por uma revisão por parte das equipes da Divisão de Iluminação Pública da SEMINF. A previsão é que sejam vistoriados 40 pontos em toda a extensão da via. O mesmo serviço será realizado na Avenida Maracanã, onde devem ser revistos cerca de 15 pontos de luz.

Operação Tapa-buraco realiza manutenção em ruas de Santarém

LIMPEZA - A Avenida Fernando Guilhon está ficando cada dia mais bonita e estruturada, facilitando o bom dinamismo do trânsito. Isso porque, além da obra da terceira etapa de duplicação, que vai ampliar em mais 510 m a via, um grupo de limpeza da Clean realiza uma grande operação na rodovia com a retirada de entulhos e capina. Equipes de limpeza da SEMINF também atuam na Avenida Professor José Agostinho e na Praça São Sebastião.


Divicom|PMS

Tribunal de Contas promove capacitação em Santarém


Está sendo realizado desde a manhã desta quinta-feira (23) no Auditório do Barrudada Tropical Hotel em Santarém, o “Programa de Interiorização Conversando com o Controle Interno e Jurisdicionados”, de autoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), que visa oferecer aos jurisdicionados, técnicos e servidores públicos de cidades do Baixo Amazonas, orientação e capacitação sobre temas voltados à gestão pública, sobretudo no que se refere a administração dos recursos públicos.
Segundo o Presidente do TCE-PA, Cipriano Sabino, o evento é da mais alta importância, já que o Programa de Interiorização irá contemplar temas como improbidade administrativa, inovações da Lei Orgânica do TCE-PA, fundamentos de licitação e contratos administrativos; prestação de contas de convênios, Planejamento e Transparência, além de contabilidade aplicada ao setor, entre outras questões fundamentais de interesse da administração pública.
A solenidade de abertura reuniu centenas de pessoas, entre elas, autoridades dos mais variados segmentos. Na oportunidade, a gestora de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, parabenizou ao TCE-PA pela iniciativa e colocou a Prefeitura à disposição para que mais ações como esta sejam realizadas fora da capital do estado, pois dessa forma, um maior número de profissionais será beneficiado.
A apresentação da dança de sedução do boto encantou aos presentes.
O evento prossegue até amanhã (24), às 16h15, com a entrega de certificados aos participantes.


Divicom|PMS

Prefeitura concorre a prêmio educacional

Foi divulgado ontem (22), o resultado da primeira fase de seleção do “XIII Prêmio Arte na Escola Cidadã”, realizado pelo Instituto Arte na Escola e pelo SESI - Serviço Social da Indústria, visando reconhecer e revelar projetos desenvolvidos por profissionais de ensino na área de Arte. Entre os pré-selecionados, 11 projetos são da rede municipal de ensino, coordenados pela Secretaria de Educação (SEMED), efetivados por alunos da Educação de Jovens e Alunos (EJA) que desenvolvem trabalhos em qualquer uma das quatro linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro).
O Prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC) é destinado aos professores ou equipes de professores que estiveram à frente de projetos nos anos de 2010 e/ou 2011 nas respectivas escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em todo o território nacional.
As Escolas nas quais os projetos premiados foram desenvolvidos também receberão reconhecimento do XIII PAEC, por meio da doação de equipamentos para as aulas de artes, solidificando o entendimento de que o sucesso de um trabalho se deve ao esforço conjunto de profissionais direta e indiretamente envolvidos no processo.

Os projetos da Prefeitura de Santarém selecionados foram das seguintes escolas:
E.E.M.F Haroldo Veloso
E.E.M.F César Simões Ramalheiro
E.E.M.F Aderbal Tapajós
E.E.M.F Maria de Lourdes
E.E.M.F General Ruben Ludwig
E.E.M.F Ecila Nobre
E.E.M.F Dom Anselmo Pietrulla
E.E.M.F Wilde Dias da Fonseca
E.E.M.F Francisca das Chagas
E.E.M.F Maria Amália Queiroz de Sousa
E.E.M.F Paulo Rodrigues dos Santos

A Próxima etapa do “XIII Prêmio Arte na Escola Cidadã” será o de envio de documentação requerida em regulamento pela escolas pré-selecionadas, até o dia 17 de setembro de 2012.


Divicom|PMS

Projeto divulgará trabalho de artistas

Nesta sexta-feira (24), a partir das 20h, a Associação dos Professores do Artesanato de Santarém, em parceria com a Prefeitura, via Secretarias Municipais de Turismo (SEMTUR) e Cultura (SMC), Serviço Social do Comércio (SESC) e Instituto de Desenvolvimento Florestal – IDEFLOR, lançarão no Terminal Fluvial Turístico de Santarém, o projeto “Saia de trás da árvore que a árvore é nossa”.
Na programação de lançamento, haverá apresentação de: Prosa de Histórias Culturais, Artesanato, Gastronomia, Pássaros, Boi Bumbá e Carimbó e exposição de fotografias dos trabalhos de vários artistas santarenos.
O Projeto objetiva divulgar a arte e os artistas santarenos, levando ao público, palestras e exposições de fotos e peças de artistas da terra.
Entre as pessoas que confirmaram presença para amanhã à noite no Terminal Fluvial Turístico, estão: o artista plástico Laurimar Leal, familiares de Romana Leal, Mestre Isauro e membros da família de Camargo e Dicita, além de outros convidados.
Trabalhos correspondentes à primeira edição do Projeto permanecerão no TFT até o dia 03 de setembro.


Divicom|PMS

Setembro inicia com programação da Semana da Pátria

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), já definiu a programação da Semana da Pátria 2012.
Os desfiles iniciam no dia 1º de setembro e encerram no Dia da Independência do Brasil (07/09).
Para o titular da SEMED, Luís Alípio Gomes, o empenho do governo municipal, gestores, educadores, alunos e instituições militares, levam à vários bairros da cidade, de forma descentralizada, os desfiles, proporcionando a todos uma participação espontânea e efetiva.
No primeiro dia da semana pátria, a programação iniciará às 7h30, na Orla da Cidade, na Avenida Adriano Pimentel entre a Rua Nazaré até a Praça do Pescador, na seguinte ordem:

Abertura: Filarmônica Municipal Professor José Agostinho
1. Escola Particular SEIHB
2. Escola Universo do Saber
3. Escola Particular Abelhinha
4. Escola Tomás Pompeu de Souza Brasil Neto/ SESI
5. Colégio Batista de Santarém
6. E.M.E.I Fluminense
7. Colégio Dom Amando
8. Escola de Ed. Infantil e Ens. Fundamental Cristã Paz II
9. Escola Bíblica Dominical
10. Escola Caixinha do Saber
11. Escola de Tempo Integral do Campo Irmã Dorothy Mae Stang

A programação continua pela parte da noite, às 19h, também na orla da cidade, com o VI Festival de Bandas e Fanfarras, sob a organização da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da SEMED, na seguinte ordem:

FANFARRA SIMPLES
1-E.M.E.F. Manoel Ladislau (Belterra)
2-E.E.E.F.M. Aluízio Lopes Martins
3- E.M.E.F. Afro Amazônida (Murumuru)
4- E.M.E.F. Tiago Xisto de Aragão (Vila Curuai)
5-Corporação Musical Estrela Negra
6- E.M.E.F. Brigadeiro Eduardo Gomes
7- E.E.E.F.M. Nª Sª Aparecida
8- E.E.E.F.M. Felisbelo Jaguar Sussuarana
9- E.E.E.F.M. Antônio Batista Belo de Carvalho

FANFARRA COM MELODIA
1- Assossiação Cultural Fanfarra Furacão (Alenquer)
2- E.M.E.F. Ambrósio Caetano Corrêa (Inanú)
3- E.E.E.F.M. Madre Imaculada
4- E.E.E.F.M. Rio Tapajós
5-Associação de Bandas e Fanfarras do Tapajós (Itaituba)
6- E.E.E.F.M. Frei Ambrósio
7- E.E.E.M. São José (Óbidos)
8- Intercolegial de Belterra
9- E.E.E.F.M. Frei Othmar
10- E.M.E.F. Nova Esperança(Alenquer)

BANDA MARCIAL
1- E.M.E.F. Princesa Izabel
2- E.M.E.F. Maria de Lourdes
3- E.E.E.F.M. Almirante Soares Dutra
4- E.M.E.F. Deputado Ubaldo Corrêa
5- E.M.E.F. Frei Gilberto Wood
6- E.E.E.F.M.Pedro Álvares Cabral

A Comissão organizadora dos desfiles já definiu toda a programação a ser cumprida até o dia 7 de setembro, a saber:

- 02/09/2012 (Domingo – Manhã – 7h30min) – PRAINHA
Percurso do desfile: Tv. Prof. José Agostinho, entre Ismael Araújo e Avenida Brasília.
Concentração: Praça do Santíssimo

1. E.M.E.I.F. Magalhães Barata
2. Escola Particular “O Cebolinha”
3. UMEI Ubirajara Bentes/UMEI Irmã Assis de Araújo
4. E.M.E.F. Prof.ª Hilda Mota
5. E.E.E.F. Gonçalves Dias
6. E.M.E.I.F. Prof.ª Maria da Conceição Figueira
7. E.M.E.I.F. Pérola do Maicá
8. Esc. Tia Aninha/Centro Educ. Coração de Criança
9. E.M.E.I.F. Maria de Lourdes
10. E.M.E.I.F. Pe. Manuel de Albuquerque
11. Centro Educacional Pequeno Anjo/ Formiguinha
12. E.I.F. Estrela da Manha
13. E.E.E.F.M. Frei Othmar
14. E.E.E.F.M. Julia Passarinho
15. Esc. Centro de Estudos Gênios
16. E.M.E.I.F. César Simões Ramalheiros
17. E.E.E.F.M. Madre Imaculada
18. E.M.E.I.F. Aderbal Tapajós
19. Esc. Particular Luz do Saber
20. Esc. Cantinho Infantil
21. E.M.E.I.F. Prof.ª Deuzuita Freire
22. Centro Educacional Leãozinho
23. E.M.E.I.F. São José Operário
24. E.M.E.I.F. Haroldo Veloso
25. E.M.E.I.F. Dr. Alberico Mendes Nóvoa
26. E.M.E.I.F. Frei Rainério
27. E.E.E.F.M. Rio Tapajós

- 03/09/2012 (Segunda-Feira – Manhã– 7h30min)-CARANAZAL
Percurso do desfile: Av. Plácido de Castro
Entre: Av. Frei Ambrósio até Tv. Agripina de Matos
Concentração: Av. Plácido de Castro entre Av. Magalhães Barata até Tv. Frei Ambrósio

1. Centro Educacional Casinha do Saber
2. E.M.E.I.F. Rotary
3. Centro Educacional Coelhinho
4. Esc. Saber da Infância
5. Centro Educacional Cirandinha
6. E.E.E.F. Moraes Sarmento
7. E.M.E.F. Frei Fabiano
8. Esc. Particular O Golfinho
9. E.M.E.F. Helena Lisboa
10. E.M.E.F. General Ruben Ludwig

- 04/09/2012 (Terça-Feira – Manhã – 7h30min) - LAGUINHO
Percurso do desfile: Rua Silvério Sirotheau Corrêa, entre Trav. Antônio Justa até Trav. Agripina de Matos
Concentração: Tv. Santa Cruz até Trav. Antonio Justa

1. APAE
2. Esc. Casinha Feliz
3. UMEI Perpetuo Socorro
4. UMEI Santa Barbara/UMEI Os Três Pastorinhos
5. E.M.E.I.F. Dra. Maria Amália
6. Esc. Tio Patinhas
7. Esc. Escadinha do Saber
8. E.M.E.I.F. Prof.ª Sofia Imbiriba
9. Esc. Particular Portinha do Sucesso
10. E.E.E.F. Barão do Tapajós
11. Esc. Tia Orivete
12. Esc. Santo Antônio
13. E.M.E.F. N. Sra. de Fátima (Laguinho)

- 05/09/2012 (Quarta-Feira – Manhã – 7h30min) - DIAMANTINO
Percurso do desfile: Av. Marajoara (entre: Trav. Natal até Trav. Couto Magalhães)
Concentração: Trav. São Luís e Trav. Natal

1. UMEI do Urumari/ UMEI Esperança/ UMEI Nova República/ Centro Educacional Vitória
2. Centro Educacional “O Globinho”
3. E.M.E.I.F. Princesa Isabel
4. E.M.E.I.F. Joaquim Cavalcante Maia
5. E.M.E.I.F. Wilde Dias da Fonseca.
6. E.E.E.F. N. Sra. de Guadalupe
7. E.M.E.I.F. Brigadeiro Eduardo Gomes
8. E.M.E.I.F. Ester Ferreira
9. E.M.E.I.F. Eloína Colares
10. E.M.E.I.F. Cel. Mário Imbiriba
11. E.E.E.F.M. Olindo do Carmo Neves
12. E.M.E.I.F. Dr. Everaldo Martins
13. E.E.E.F. Richard Hennington
14. E.M.E.I.F. Rosineide Fonseca
15. E.M.E.I.F. Dom Anselmo
16. E.M.E.I.F. São Francisco
17. E.E.E.F.M. Maria Uchôa Martins

- 05/09/2012 (Quarta-Feira – Noite – 18h às 22h) (Escolas de Nível Médio) – ORLA CENTRO - Escolas Estaduais e Particulares
Percurso do desfile: Av. Tapajós
Entre: Praça da Matriz até Praça Barão de STM
Concentração: Praça Tiradentes até Praça da Matriz
Abertura: Instituto Maestro Wilson Fonseca
ADEFIS (Bandeira Nacional)
*Projetos Sociais e Programas (SEMTRAS /SEMED)
SEMED (Bandeira Estadual)
SEMTRAS (Bandeira Municipal)
Escola de Música Wilde Fonseca com a Filarmônica Municipal Professor José Agostinho

1. E.E.E.F.M. Plácido de Castro
2. E.E.E.F.M. Rodrigues dos Santos
3. Colégio Álvaro Adolfo da Silveira
4. E.E.E.F.M. Profª. Terezinha de Jesus Rodrigues
5. Faculdades Integradas do Tapajós/FIT
6. E.E.E.F.M. Julia Gonçalves Passarinho
7. E.E.E. F. Jader Fontenelle Barbalho
8. E.E.E.F.M. Almirante Soares Dutra
9. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/ IFPA
10. Esc. Diocesana São Francisco
11. E.E.E.F.M. Madre Imaculada
12. E.E.E.F.M. Antonio Batista Belo de Carvalho
13. E.E.E.F.M. Frei Ambrósio
14. E.E.E.M. Maestro Wilson Fonseca
15. E.E.E.F.M. Aluízio Martins
16. E.E.E.F.M. José de Alencar
17. E.E.E.F.M. N. Sra. Aparecida
18. E.E.E.F.M. Romana Tavares Leal
19. E.E.E.F.M. Ezeriel Mônico de Matos
20. E.E.E.F.M. Felisbelo Jaguar Sussuarana
21. Colégio Batista de Santarém
22. Colégio Dom Amando
23. E.E.E.F.M. Frei Othmar
24. E.E.E.F. Dom Tiago Ryan
25. E.E.E.F.M Pedro Álvares Cabral

- 06/09/2012 (Quinta-Feira – Manhã – 7h 30min) - SANTARENZINHO
Percurso do desfile: Av. Maracanã (Entre: Rua 02 e Rua 06)
Concentração: Av. Maracanã (da Rua 01 até Rua 02)

1. UMEI Maracanã/ UMEI Santarezinho/ Esc. Particular O Carrossel/ Escola Particular O Vencedor
2. E.M.E.I.F. Raimunda de Lira Maia
3. E.M.E.I.F. Aldo Ferreira Campos
4. E.M.E.I.F. Prof.ª Écila Nobre
5. E.M.E.I.F. Frei Juvenal
6. E.M.E.I.F. Maestro Wilson Fonseca
7. E.M.E.I.F. Fernando Guilhon
8. Esc. Particular Branca de Neve
9. E.M.E.I.F. Delano Riker Teles de Menezes
10. E.M.E.F. Perpetuo Socorro
11. E.M.E.F. Prof.º Olindo do Carmo Neves
12. E.M.E.F. Dep. Ubaldo Corrêa
13. E.M.E.F. União Libertadora
14. E.M.E.I.F. Santa Luzia
15. E.M.E.I.F. Dom Floriano
16. E.M.E.F. Prof.ª Eilah Gentil
Clube dos Desbravadores

- 07/09/2012 (Sexta-Feira – Manhã – 8h30min) – ORLA CENTRO
Percurso do desfile: Av. Tapajós
Entre: Praça da Matriz a Praça Barão de Stm
Concentração: Praça Tiradentes até Praça da Matriz
Abertura: Filarmônica Municipal Professor José Agostinho

1. Polícia Rodoviária Federal em Viaturas
2. Marinha do Brasil - Delegacia Fluvial
3. 8º Batalhão de Engenharia e Construção
4. Clube dos Desbravadores
5. 4º Grupamento de Bombeiro Militar e Projeto Sociais
6. 3º Batalhão de Polícia Militar/ Projetos Sociais e Cavalaria


Divicom|PMS

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Formação continuada

Amanhã (22), será realizado um encontro de Formação Continuada do Programa Escola Ativa. Participarão do evento aproximadamente 40 educadores do campo. A Formação será na Colônia de Pescadores Z-20, de 8h às 18h e encerrará na sexta-feira, 24/08, com o objetivo de qualificar e aperfeiçoar os professores multisseriados. O Programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.


Divicom|PMS

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vias começam a ser preparadas para Semana da Pátria

Os trabalhos de manutenção das vias por onde centenas de alunos das escolas de Santarém desfilam durante a Semana da Pátria a partir do próximo dia 1º de Setembro já iniciaram. E é na Avenida José Agostinho, bairro Santíssimo, que as atividades começam no trecho que compreende entre as Travessas Álvaro Adolfo e Tocantins. Por lá, estão sendo realizados serviços de limpeza como capina, retirada de lixo e entulhos das sarjetas e entornos da via. A previsão é de que todas as ruas que fazem parte da programação de desfiles da Semana da Pátria sejam atendidas.
As equipes de limpeza também estão na Rodovia Fernando Guilhon e na Praça São Sebastião, onde foi realizada até o último final de semana, a Feira da Cultura Popular e o Festival Folclórico. E ainda, os serviços chegam às Avenidas Sérgio Henn, da Margarida à Frei Vicente, e Turiano Meira, entre as Ruas Castelo Branco e Haroldo Veloso.

Terraplenagem - Continua a preparação da Rua Uruará no bairro Uruará para o asfaltamento. A terraplenagem da via já está sendo concluída na parte final do trecho que será asfaltado, da Avenida Dom Frederico à Rua Transmaicá. Além disso, um ponto crítico da Rua Cristo Rei com a Travessa Hilda Mota está passando por uma manutenção.


Divicom|PMS

Premiação marca encerramento da Feira da Cultura Popular

Foi na manhã desta segunda-feira (20), na Praça Barão de Santarém (São Sebastião), que 30 pessoas, entre comunitários e visitantes, participaram da derrubada do mastro enfeitado com frutas e brinquedos na Feira da Cultura Popular, evento realizado conjuntamente com o Festival Folclórico pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura (SMC).
A derrubada do mastro é uma tradição que simboliza a alegria e a fartura no encerramento das festas religiosas nas comunidades. E a organização da Feira da Cultura Popular adotou essa celebração.
Ontem (19), no palco do Anfiteatro Joaquim Toscano, houve a entrega da premiação aos classificados nos concursos promovidos na Feira (concurso de barracas, gincana cultural, música, poesia, Rainha da Feira, torneios de futebol masculino e feminino). A prefeita de Santarém Maria do Carmo Martins Lima prestigiou o encerramento do evento agradecendo o empenho dos servidores e da secretária municipal de Cultura, Jarle Aguiar, para que o sucesso fosse mais uma vez alcançado, bem como a intensa presença do público nos seis dias de evento, dos comunitários e dos grupos folclóricos.



Jarle Aguiar parabenizou a harmonia no trabalho apresentado em mais uma edição da Feira da Cultura. Acrescentou que o público teve a oportunidade de apreciar tudo, com excelência de qualidade. “É a consolidação da cultura do interior e da cidade”, afirmou.

VENCEDORES DE CONCURSOS DA FEIRA DA CULTURA POPULAR:

GINCANA CULTURAL
Ordem
Equipe
Escola
Comunidade
1º Lugar
Pipocando na boa
Francisco Pereira Chaves
Boa Esperança
2º Lugar
Adrenalina
Santo Antônio
Jacamim
3º Lugar
Farinhada
Nossa Senhora Perpétuo Socorro
Cucurunã

TORNEIO DE FUTEBOL FEMININO
Ordem
Clube
Comunidade
1º Lugar
Canarinho
Água Fria - Planalto
2º Lugar
Guarany
Arimum - Arapiuns
3º Lugar
Caranazal
Eixo Forte

TORNEIO DE FUTEBOL MASCULINO
Ordem
Clube
Comunidade
1º Lugar
Luso Brasil
Poço Branco
2º Lugar
Independente
Mojui dos Pereira
3º Lugar
Alter do Chão
Eixo Forte

CONCURSO DE POESIA
Ordem
Candidato/a
Poesia
Comunidade
1º Lugar
Manoel Océlio Bentes
Umavcomunidade chamada Lírio dos Vales
Lírio dos Vales
2º Lugar
Ivany Vasconcelos Farias
Encanto
Alter do Chão
3º Lugar
José Geovane da Silva Barbosa
À noite
São José

CONCURSO DE MÚSICA
Ordem
Candidato/a
Título da música
Comunidade
1º Lugar
Pedro Gerônimo
Tudo em abundância
Poço das Antas
2º Lugar
Joyce Gleuba
Vem valorizar a Feira da Cultura Popular
Poço Branco
3º Lugar
Ray Silva
Linda Santarém
Poço das Antas

CONCURSO DE RAINHA
Ordem
Candidata
Comunidade
1º Lugar
Jéssica Castro Ramalho
Alter do Chão
2º Lugar
Adrielle Nayara Rocha Moraes
Santa Rosa
3º Lugar
Andréia da Silva Lima
Irurama

CONCURSO DE BARRACAS
Ordem
Barrraca
Comunidade
1º Lugar
Irurama
Eixo Forte
2º Lugar
Cucurunã
Eixo Forte
3º Lugar
Enseada do Aritapera
Região de Rios
4º Lugar
São Francisco
Rio Arapiuns

Ainda na tarde desta segunda-feira (20), na Casa de Cultura, serão divulgados os vencedores do Festival Folclórico de Santarém.


Divicom|PMS