sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Bairros e entidades santarenas recebem alimentos



Está cada vez mais consolidado em Santarém, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de iniciativa do governo federal, mas que é efetivado no município pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS).
O Programa foi implementado em Santarém no ano de 2010 e continua atendendo centenas de famílias que vivenciam algum risco de insegurança alimentar e nutricional. No ano passado, aproximadamente 20 mil famílias foram beneficiadas pelo PAA.
“A meta é atender todas as famílias que se enquadram nesse perfil e infelizmente, sabemos que ainda têm muitas”, enfatizou Ana Elvira, titular da SEMTRAS.
Para a execução do Programa, a Prefeitura conta com parceiros, como: Asilo, Albergue, APAE, Pastoral do Menor, Unidades de Educação Infantil e principalmente Associações de bairros.
“A Prefeitura entende que essas entidades e instituições concentram um grande número de pessoas que na verdade, representam o nosso público”, explicou Fagner Rocha, Coordenador do PAA em Santarém.
Só este ano, segundo Fagner, moradores das Associações dos bairros Vigia, Interventoria, Caranazal, São José Operário, Área Verde, Urumari, Pastoral do Menor, Albergue Padre João Mors, Asilo São Vicente de Paulo, APAE, receberam alimentos doados através do PAA.
“São os mais diversos tipos de alimentos doados, como frutas, hortaliças e outros produtos que compõem a cadeia alimentar. A Prefeitura os compra de produtores da agricultura familiar de Santarém, sob a exigência de que os mesmos sejam de qualidade, e essa qualidade é comprovada por uma equipe técnica que também fornece assistência aos agricultores”, explicou o Coordenador Fagner.
Dentro do planejamento da SEMTRAS, os próximos bairros a receberam alimentos do PAA no dia 1º de fevereiro serão: Matinha, Santo André e Alvorada. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Santarenzinho, também receberá os produtos, pois atende centenas de famílias.
Os alimentos do PAA são adquiridos de acordo com a produção da região por época. No momento, estão sendo disponibilizadas hortaliças (alface, couve, repolho e etc.), arroz, feijão, farinha e jerimum, entre outros.
Contato para entrevista: Fagner Rocha Gonçalves, Coordenador do PAA/Santarém (9142-4197).


Divicom|PMS