terça-feira, 26 de abril de 2011

Seminf trabalha para amenizar estragos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), está atuando em alguns bairros com ações preventivas para evitar alagamentos, e amenizar as conseqüências das chuvas em residências e no próprio sistema viário.
No último sábado, o bairro Mapiri recebeu vários serviços que foram executados pela administração municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC), Equipe do PAC Social, lideranças comunitárias e a empresa Mello de Azevedo . As ações amenizaram os estragos causados pelas chuvas que caíram no último domingo.
O secretário de Infraestrutura, Inácio Corrêa, esclarece que o Mapiri recebeu serviços de manutenção em pontos de iluminação pública nas ruas Alvorada, Rosa de França, Acácia Prateada, Violeta e Rua dos Bandeirantes; construção de pontes de acesso na área do alagado; desobstrução da rede de drenagem e aterramento em locais com grandes erosões. “Apesar da ação ter sido preventiva, o volume de água da chuva foi tão elevado que grande parte da área do Mapiri que havia recebido os serviços estruturais, não suportou a enxurrada e o alagamento de algumas residências localizadas na parte baixa do bairro foi inevitável".
Moradores de outros bairros da cidade também enfrentaram problemas, como a Nova República e Uruará, mas o Mapiri foi o mais atingido. "Nós mobilizamos as equipes de infraestrutura no domingo para executar aberturas de valas em direção ao Rio Tapajós para escoar a água, e graças a Deus, à tarde, conseguimos amenizar os transtornos”, finalizou.
As famílias do bairro que tiveram as casas alagadas receberam também, por parte da Prefeitura, através da Coordenadoria de Ação Social, refeições no domingo e segunda-feira.
As equipes da SEMINF continuam em atividade esta semana em alguns pontos que apresentam problemas no sistema viário, como no bairro Maracanã.
As Avenidas Mendonça Furtado e Moaçara continuam recebendo serviços de recapeamento asfáltico, que deve atingir toda a extensão das vias. “Apesar das limitações, estamos enfrentando o inverno com todas as nossas forças, colocando nossas equipes para trabalhar aos sábados, domingos e feriados”, enfatizou o secretário.