quinta-feira, 19 de abril de 2012

Educação indígena valoriza a cultura dos povos

A educação indígena na rede municipal de ensino valoriza a cultura e as tradições dos povos. Segundo a Secretaria de Educação da Prefeitura de Santarém, SEMED, dois mil alunos de 33 escolas municipais indígenas foram atendidos por professores qualificados, conforme identificou o Censo de 2011.
De acordo com a coordenadora de Educação Indígena da SEMED, Iara Elizabeth, o governo municipal trabalha juntamente com as comunidades indígenas visando legitimar os saberes, bem como, o ensino da arte e da cultura. “Estamos iniciando o processo de inserção de disciplinas voltadas ao ensino da língua materna. Nas escolas das comunidades do Caruci, Vila Franca, Lago da Praia, Garimpo, Arimum e Alter do Chão, os alunos já participam de aulas de Nheengatu e de conteúdos voltados ao saberes culturais do povo, denominado como Notório Saber”, destacou.
A Prefeitura de Santarém tem incentivado a participação de professores em cursos de Formação Continuada específica, com o intuito de fazê-los conhecer à fundo a cultura indígena. Nesse sentido, na próxima semana, educadores e comunitários de 12 escolas da região Arapiuns participarão de Formação. Os encontros iniciarão na segunda-feira, 23/04, nas comunidades de São Sebastião, Nova Pedreira e Zaire.


Divicom|PMS