quarta-feira, 25 de abril de 2012

Saúde do Trabalhador será abordada em evento

Visando promover a política de saúde do trabalhador, a Prefeitura de Santarém, através do CEREST/Baixo Amazonas, vai realizar na sexta-feira (27), programação única, mas alusiva a três datas comemorativas: Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril), Dia do Trabalhador(1º de maio) e 5º aniversário de implantação do CEREST no município (2 de maio).
A programação, organizada por profissionais do CEREST/Baixo Amazonas, terá início às 18h com uma concentração na praça da Matriz. Às 19h, será realizado um culto ecumênico alusivo ao Dia Mundial em Memória das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que servirá de alerta para a sociedade sobre a importância das ações preventivas referentes aos acidentes e doenças nos ambientes de trabalho. Às 20h, haverá blitz educativa e caminhada com destino à praça do Pescador para chamar a atenção de populares para o assunto, e às 20h30, o encerramento das atividades.

Histórico – O dia 28 de Abril (Dia Mundial em Memória às Vítimas em Acidentes de Trabalho e Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho), tem suas raízes no movimento sindical Canadense, e foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho, sendo reconhecida oficialmente por 19 países, inclusive no Brasil, que instituiu como o “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, através da Lei nº 11.121, de 25/05/2005.
O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) é uma Unidade especializada na prevenção, promoção e vigilância em saúde do trabalhador. Funciona em Santarém à Av. Presidente Vargas, 1317, Santa Clara.
Contato para entrevista: Sabina Lima (Técnica do CEREST) - 3523-0677, 8117-1130 e 9115-3272.


Divicom|PMS