quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Professores participam de formação

Iniciou hoje (01), na Escola do Parque, a formação dos educadores para o Projeto “Escolas e Comunidades da Floresta: Territórios de Aprendizagem”, financiado pela Fundação Carlos Chagas e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) em parceria com o Projeto Saúde e Alegria (PSA).
Trata-se de um Projeto que começa a ser desenvolvido como uma experiência piloto em 05 escolas do campo no município de Santarém, 04 delas na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns e a Escola Irmã Dorothy, primeira escola do campo de tempo integral, buscando construir referências pedagógicas que melhorem a qualidade da educação do campo no contexto amazônico, diminuindo o distanciamento entre o ensino formal e a realidade sociocultural e ambiental dos alunos. O Projeto atuará com base nos eixos de educação ambiental, identidade cultural e territorialidade, buscando incidir na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Serão construídos arranjos educativos em que escolas e comunidades se integrem no mapeamento participativo de seu território, na identificação e valorização dos conhecimentos sobre a cultura tradicional, a história local, o bom manejo dos recursos naturais. A partir da capacitação dos professores, esses conhecimentos serão utilizados em abordagens pedagógicas inovadoras, na produção de materiais didáticos regionalizados para o ensino-aprendizagem nas escolas, visando alcançar uma aprendizagem mais significativa, que se reflita na melhoria dos indicadores de sucesso escolar.
A formação encerra amanhã, 2 de agosto.
Contato para entrevista: Fábio Pena (CEAPS/ Projeto Saúde e Alegria) – 9152-9662.


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