segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tecelagem


Já está em fase final a montagem de barracas das comunidades que participarão da Feira da Cultura Popular e Festival Folclórico de Santarém, eventos realizados conjuntamente a partir de amanhã (14), sob coordenação da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Entre as estruturas já montadas na praça Barão de Santarém (São Sebastião), está o “Barracão de Experiência”, que este ano, além de oportunizar ao público a demonstração do processo de produção da farinha de mandioca, trará a tecelagem de peneiras e paneiros.
“Essa barraca foi sucesso em 2011 e com mais uma inovação, que é o da tecelagem, vai arrasar”, externou graciosamente Jarle Aguiar, titular da SMC.
Já estão com as estruturas montadas, 44 das 50 barracas das regiões do eixo forte, planalto, rios e várzea que representam as comunidades participantes da edição 2012 da Feira da Cultura Popular.
De acordo com a programação, nos cinco dias do evento, deve funcionar durante os turnos da manhã, tarde e noite, o restaurante de comidas típicas, com culinária específica das comunidades como: galinha caipira na castanha, peixe assado, caldeirada de peixe, entre outros.
A Feira da Cultura Popular e o Festival Folclórico de Santarém serão realizados no período de 14 a 19 de agosto. O evento visa proporcionar a dinamização da cultura local e divulgar o potencial das comunidades do município. A expectativa é de que aproximadamente 100 mil pessoas participem dos cinco dias de evento. A temática desse ano destacará: “Fraternidade e Saúde Comunitária” e o lema: ”Dom Tiago e Maestro Isoca: Cem Anos de Compromisso Cristão e Cultural na Comunidade”.
Outra tradição que será mantida na Feira da Cultura Popular será o torneio de futebol e o concurso de barracas, poesia, música e de Rainhas. Já o Festival Folclórico trará este ano, a participação de grupos ligados a duas entidades: Associação dos Grupos Folclóricos de Santarém (ASGRUF) e Associação da Liga dos Grupos Folclóricos (ALISGRUF), que devem apresentar ao público, mais de 20 danças como: quadrilhas estilizadas, humorísticas, tradicionais e o carimbó.



Divicom|PMS