segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Congresso Municipal de Educação é avaliado positivamente

O Congresso Municipal de Educação 2011 – Práticas Exitosas na Educação, encerrou sábado (12) em Santarém, acom a apresentação de ações positivas do município e discussão de temáticas nacionais, como a educação no campo, educação integral, direitos humanos e o sistema nacional.
Foram três dias de encontro que reuniu mais de 700 pessoas, entre professores, gestores e profissionais de várias áreas do conhecimento.
A palestra abertura foi proferida pelo professor doutor Antonio Chizzotti, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), que falou sobre o Sistema Nacional de Educação e suas Bases, dando ênfase às práticas inovadoras criadas pelos educadores.
No segundo dia, a programação foi marcada pelas Mesas Redondas. A primeira contou com a presença da professora mestre Lucenir Pinheiro, da coordenação do programa Mais Educação, do Ministério da Educação, que abordou o tema “Educação Integral”. A segunda Mesa foi conduzida pela professora especialista Greice Goch, que apresentou as práticas locais voltadas para indígenas, quilombolas e educação ambiental.
O professor Marlo dos Reis, da Coordenação de Educação do Campo, do Ministério da Educação, esteve à frente da Mesa Redonda que discutiu o papel dos educadores em regiões específicas. “Nosso desafio enquanto educadores é fazer do espaço da escola um local agradável sempre, seja na cidade ou no campo, porque a aprendizagem não tem fronteiras e nem barreiras”, disse.
A titular da SEMED, professora mestre Lucineide Pinheiro, conduziu uma mesa voltada para a apresentação das práticas inovadoras executadas em Santarém, motivadas para incentivar a arte, a criatividade e a valorização das pessoas. “Nós mudamos um cenário do município. Nos preocupamos com o “ser” das pessoas. Isso foi fundamental quando iniciamos, ainda em 2005, a construção de uma proposta diferenciada de educação para Santarém”, disse a secretária.
Uma das palestras mais esperadas no evento foi realizada na manhã do sábado, 12, por César Nunes, licenciado em história, filosofia e pedagogia, que também é mestre, doutor e livre docente. O palestrante traz ainda em seu currículo a chefia do Departamento de Filosofia e História da Educação da UNICAMP; a autoria de 26 livros; além de ser colaborador do Ministério da Educação do Brasil. Em sua abordagem, a partir do tema “Educação e Direitos Humanos”, César Nunes apontou trechos de teorias de vários filósofos, como Paulo Freire, e destacou a importância do professor ser de fato, um educador para a vida, com a preocupação de formar cidadãos. A plateia se emocionou com vários relatos, considerando um retrospecto histórico que foi feito, apontando as falhas no sistema de educação do país e os desafios dos educadores.
“Nós vivemos um modelo copiado da Espanha, mas não devemos viver a partir do que nos cobram com relação aos números, porque eles não são tudo. O educador de verdade precisa formar gente, cidadãos, pessoas críticas e que formem a nossa sociedade. Não deve se preocupar em formar mão de obra como se fazia em outros tempos”, destacou o palestrante.
César falou ainda sobre a postura do professor na escola e enfatizou que este profissional é quem faz a diferença na sociedade, por isso precisa ter orgulho do que faz. Por fim lembrou os desafios que se vivia em outras décadas com a formação militar, sendo impostas posturas que atendiam as necessidades únicas do estado, sem qualquer preocupação com a diversidade e respeito às pessoas.
“Quero neste dia parabenizar Santarém pelas boas práticas, e com certeza o novo estado, o Tapajós, será bem diferente de outros que só pensam em crescimento sem educação, sem a formação necessária da pessoa. Hoje vocês estão formando os cidadãos do futuro. Vivam com mais poesia e sensibilidade. É na escola o espaço ideal para se construir sonhos”, finalizou César Nunes.

Visitas – Após encerrar o evento, o professor doutor César Nunes acompanhado da Secretária de Educação, Lucineide Pinheiro, visitou a Escola da Floresta e o terreno onde será construída a primeira Escola de Tempo Integral do Campo, ambas na região do Eixo Forte. No domingo (13), visitou a Escola do Parque e a Comunidade do Tapará (Várzea).

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