segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Experiências sustentáveis são enfatizadas em evento

Com o intuito de mostrar os processos em educação ambiental das escolas das regiões de várzea, a partir de uma visão de gestão escolar integrada, baseada em suas experiências de manejo sustentável dos recursos naturais, o governo municipal realizou na última quinta-feira (24), a abertura da IX Mostra de Educação Ambiental da Várzea, no salão do Parque da Cidade.
A Mostra foi coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED). Na solenidade de abertura, o representante das comunidades de várzea, Orlando Farias, do Surucuá, falou da alegria do povo ribeirinho em participar desse evento que valoriza a educação ambiental. “É a quarta vez que a nossa comunidade participa da Mostra Ambiental. O resultado de nosso trabalho incentiva muitas pessoas a abraçarem essa causa de preservação da natureza”, declarou.
Com o tema “Educação, Arte, Cultura e Meio ambiente”, a nona edição da Mostra Ambiental contou com a participação de 48 comunidades de várzea e 2 do Tapajós. “Trazer ao conhecimento da população urbana os costumes dos ribeirinhos é valorizar a cultura. O ponto principal de nossa iniciativa é o de melhorar o ponto principal para a qualidade do ensino nas áreas mais distantes. A educação no campo nesse município é referência por trabalhar de forma integrada com todos os comunitários”, enfatizou a titular da Semed, Lucineide Pinheiro.
Os participantes da abertura da mostra ambiental ainda contaram com a apresentação da banda Sapopema, da Escola da Floresta e com uma homenagem ao educador ambiental, Edy Lopes, por seu trabalho artístico nas comunidades.
Estiveram presentes na programação, a coordenadora da Educação no campo Fernanda Pimentel, coordenadora do orçamento participativo, Vandicléia Lopes, representante do IPAM, Alcilene Cardoso, assessora comunitária, Laura Pinto.


Divicom|PMS