quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Prefeita de Santarém afirma que o Salão do Livro é para além da cultura


Começou na manhã de ontem (16), a 4ª edição do Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, evento que está sendo realizado no Espaço Cultural Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade.
Até o dia 20 de novembro (domingo), as portas do Espaço Pérola do Tapajós em Santarém estarão abertas para receber um público eclético que terá a oportunidade de encontrar em mais de 50 estandes, as mais variadas opções bibliográficas. É o que afirmou Catarina Brito, representante da Secretaria de Cultura do Pará. “São centenas de títulos bibliográficos à disposição do público de Santarém e região do Baixo Amazonas. Serão cinco dias de celebração do conhecimento e formação, através das oficinas. Não tenho dúvidas que este Salão será mais um sucesso de público e qualidade”, afirmou.
Jarle Aguiar, Secretária de Cultura de Santarém, resumiu suas palavras em agradecimento a todos os que se envolveram direta e indiretamente para que este evento fosse realizado, destacando a sensibilidade da Prefeita Maria do Carmo em acreditar em projetos culturais e sociais como o Salão do Livro.
O vereador Carlos Jaime, representante do Poder Legislativo na cerimônia de abertura, enfatizou que o evento “fomentará a busca do conhecimento e da diversidade cultural”.
De hoje a domingo (20/11), no horário de 9h às 22h, haverá uma vasta programação, com oficinas, palestras, contação de histórias, encontro literário, shows, bate-papo com jovens, atividades infantis, lançamento de livros, exposições, música, teatro, dança, cinema, entre outros.
“O diferencial do Salão do Livro é que ele não se resume às exposições; têm muitas outras opções para crianças, jovens e adultos. Este não é um projeto do governo municipal ou estadual; é um projeto conquistado em 2008 pelo povo de Santarém através da interiorização da cultura. À nós, só coube apoiar essa ideia, pois fazemos política colocando os interesses da população acima de quaisquer outros interesses”, destacou Maria do Carmo, prefeita de Santarém.
“Este é um evento para além da cultura. É também uma oportunidade econômica. Para tanto, estamos oferecendo a cada um de nossos professores, gestores e pedagogos da rede municipal de ensino, um crédito de 150 reais para que eles possam comprar livros neste evento”, complementou a prefeita.
Cerca de 3.960 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), serão contemplados com o CredLivro da Prefeitura de Santarém.
Ontem à noite, fazendo parte da programação musical, se apresentaram no evento: Sebastião Tapajós, Sebastião Imbiriba, Arte Show, Grupo de Roda de Curimbó e Show Musical infanto-juvenil com Bia Bedram.
O Salão do Livro é realizado pela Prefeitura de Santarém e pelo Governo do Estado do Pará.

Divicom|PMS