quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Inclusão social é debatida em evento da Adevibam


Cegos e portadores de baixa visão, surdos e mudos participam desde a manhã desta quarta-feira (21) no auditório da Casa da Cultura, da 17ª Semana Santarena do Cego, evento promovido pela Associação dos Deficientes Visuais do Baixo Amazonas (ADEVIBAM).
Na presidência dos trabalhos, esteve à frente o titular da entidade, Ivanilson Ribeiro, que falou sobre a iniciativa. “Reunimos em nossas discussões todas as pessoas lutam incessantemente para ser inserida em qualquer situação da vida, seja pessoal, social e profissional. Queremos todos os segmentos fortalecidos, sobretudo os que historicamente eram excluídos de toda e qualquer política pública e neste encontro, unimos forças”, afirmou.

Padre Carlos, pároco da comunidade de Aparecida e grande colaborador no trabalho com pessoas especiais, também participou da abertura do evento, juntamente com a prefeita de Santarém Maria do Carmo; do vice-prefeito José Antônio Rocha; da vereadora Marcela Tolentino; e dos secretários municipais Ana Elvira (Assistência Social) e Arildo Rego (Turismo).

Como parte da programação, participantes do 1º Curso de Inglês para deficientes e portadores de baixa visão, promovido recentemente pela prefeitura de Santarém e pelo SENAC, fizeram leitura em inglês com tradução para o português, de textos sobre a história da Semana Santarena do Cego para o público presente. “Fiquei muito impressionada com o que vi. Foi uma clara demonstração de capacidade e superação. Para você cobrar inclusão, você precisa querer ser incluído, sem alimentar sentimento de preconceito e baixa-estima. Em se tratando de políticas públicas, reconheço que existem necessidades de alguns avanços. Junto a vocês, estabeleço o compromisso de conversar com empresários de ônibus para que eles aceitem o desafio de implementar uma linha de ônibus específica para portadores de necessidades. Parabenizo pela realização de mais um evento e que vocês possam sair daqui preparados para as grandes vitórias que ainda haverão de conquistar”, externou a prefeita Maria do Carmo.

Divicom|PMS