quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Novas casas do PAC são construídas no Uruará

A empresa Mello de Azevedo, contratada pela prefeitura de Santarém para executar obras do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) do governo federal, iniciou mais uma etapa de construção de casas populares no bairro Uruará. As novas residências são levantadas em um terreno no próprio bairro e vão beneficiar famílias que vivem em condições de risco e que já estão cadastradas junto à equipe do PAC Social.
Estão sendo construídas 85 residências no local, mas de acordo com o setor de engenharia da secretaria municipal de Infraestrutura – SEMINF, outras 46 casas do PAC já foram construídas no bairro. O secretário municipal de Infraestrutura, Inácio Corrêa, destaca que o grande diferencial das novas residências é que elas não serão conjugadas. “Os moradores não estavam totalmente satisfeitos com o padrão do governo federal em construir duas casas, parede com parede. Quando assumi a SEMINF, conversei com a prefeita Maria do Carmo e nos empenhamos bastante no sentido de atender ao desejo dos moradores e conseguirmos que agora, cada um tenha sua moradia de forma individual e com mais conforto”, ressaltou.
Na próxima semana, a empresa responsável pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) irá contratar mais pessoas para trabalhar na construção das moradias para que não haja atraso na entrega das casas. A preferência é que sejam chamados trabalhadores do próprio bairro. “O interessante é que os comunitários estarão ganhando para construir a própria casa. Esse é o objetivo do PAC, melhorar a qualidade de vida e gerar emprego e renda para a população. Na próxima semana, deveremos iniciar a construção de 39 casas no bairro Mapiri”, informou Inácio Corrêa.
O PAC também atua com outras frentes de trabalho nos bairros Mapiri e Uruará. Seguem por exemplo, a compactação de aterro em algumas áreas e a construção das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). No Uruará, o trabalho na ETE está na fase de instalação das fundações. No Mapiri, as obras estão bastante adiantadas.
Além de proporcionar melhorias nas condições sanitárias, as ETEs vão possibilitar a diminuição dos impactos ambientais ocasionados por esgotos no rio. Os equipamentos internos das estações já estão prontos e devem chegar a Santarém em dezembro para serem instalados. As duas estações devem começar a operar a partir de março do próximo ano.

Gonçalves Dias – Hoje (29), a Rua Gonçalves Dias, bairro Uruará, começou a receber asfalto através da operação tapa-buracos. O trecho compreendido entre a Elinaldo Barbosa e a Rua Uruará foi preparado por toda a semana para o serviço. Os trabalhos serão realizados utilizando uma vibro acabadora, que é um equipamento utilizado para espalhar asfalto. Desta forma se obtém um serviço de melhor qualidade.

Frei Vicente - A SEMINF também atua no cruzamento das Avenidas Frei Vicente com Quixadá. O trecho, localizado no limite dos bairros Esperança e Aeroporto Velho, é preparado para a recuperação, já que o asfalto no local foi bastante danificado por águas servidas que são despejadas pelos moradores na rua. No último mês, a SEMINF fez recuperação e fortalecimento das canaletas para evitar que o problema se repita.

Castelo Branco - A equipe de obras da secretaria municipal de Infraestrutura trabalha no cruzamento da Castelo Branco com a Sérgio Henn.

Terraplenagem - A SEMINF segue a terraplenagem nas Ruas Edivaldo Leite, bairro Santo André e Salvação, bairro Maracanã. Após esta etapa de obras ,as duas vias serão asfaltadas. Também segue a recuperação da Rua C, bairro Elcione Barbalho. Outras equipes de terraplenagem estão na zona rural de Santarém. Uma frente de trabalho está no ramal da comunidade Ponte Alta (eixo-forte) e outra, na comunidade Terra de Areia.

Limpeza – Nesta quinta-feira, a Avenida Dom Frederico Costa começa a receber limpeza. O trabalho iniciou próximo à Mendonça Furtado, bairro Prainha e deve seguir até a Avenida Moaçara. O serviço é conduzido pela equipe padrão da empresa Clean. Também segue a limpeza da travessa Silva Jardim entre a Rui Barbosa e a Borges Leal, bairro Aparecida. A SEMINF também atua no bairro Diamantino com uma roçadeira mecanizada.

Divicom|PMS