segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sairé 2011: Festa encerra nesta segunda-feira


A tradicional procissão dos mastros abriu oficialmente na manhã da última quinta-feira (15). A Festa do Sairé 2011, na vila balneária de Alter do Chão encerra nesta segunda-feira (19). A Vila respira os ares da Festa que reúne ritos religiosos e o folclore, mantendo uma tradição que resiste há mais de 300 anos.
Durante a abertura, a prefeita Maria do Carmo, acompanhada no evento por secretários e coordenadores de governo, destacou a importância da Festa para Santarém. “É uma festa colorida com ritos religiosos, procissões e festival encantador de disputa folclórica entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa. Nosso governo tem investido desde 2005 em Alter do Chão com trabalhos permanentes na vila. Fazemos isso por amor ao lugar e por respeito ao povo e neste ano, não é diferente. Queremos que os visitantes se encantem com essa festa", declarou.
Este ano, os homens venceram mais uma vez a disputa da levantação dos mastros que foram ornados com folhagens, frutas e bebidas. Os mastros permanecem erguidos até hoje, dia do encerramento da festa, quando homens e mulheres se confrontam novamente, desta vez, para ver quem derruba o mastro primeiro.
Este ano algumas novidades fizeram parte da programação oficial do Sairé. Na primeira noite,após o rito religioso, houve a solenidade de lançamento do Selo Personalizado dos 350 Anos de Santarém pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em parceria com a Prefeitura Municipal, na Praça do Sairé. “Os Correios sempre perpetuaram por meio da emissão de Selos Postais, as datas e os eventos relevantes no contexto das instituições nacionais. Cada Selo passa a fazer parte do acervo iconográfico, bibliográfico e histórico da empresa, além de compor coleções de filatelistas de todo o mundo”, afirmou Paulo Bezerra de Sales, diretor regional dos Correios.
A prefeita Maria do Carmo complementou as palavras do diretor da empresa dizendo que, através desta iniciativa, “todos os fatos merecedores de registro histórico serão perpetuados para as futuras gerações, e que o selo lançado, divulgará ao mundo, um pouco da história dos 350 anos da cidade”.
Os deputados José Geraldo (Federal) e Airton Faleiro (Estadual), e a secretária municipal de Cultura, Jarle Aguiar, também acompanharam a solenidade.
Outra novidade foi a entrega de terrenos às agremiações dos botos. Após as apresentações culturais (danças do Sairé, ritual indígena, dança da Terceira Idade, cacureá, desfeiteira, curimbó, carimbó do Pará, cheiro do Sairé), no Lago dos botos, a prefeita Maria do Carmo fez a entrega aos presidentes das Agremiações Folclóricas Boto Tucuxi e Boto Cor de Rosa, e aos representantes da comunidade de Alter do Chão, dos documentos de cessão dos terrenos onde serão construídos os galpões para as referidas agremiações. Na oportunidade, Ney Messias, secretário de Comunicação do Governo do Estado, fez a entrega do projeto executivo de construção do Sairódromo.
Hoje, 19, prossegue a programação de encerramento da festa.

08h - Encerramento da Festa (Praça do Sairé)

- Derrubada de Mastros

- Cecuiara e Quebra Macaxeira

21h - Baile dos Barraqueiros com Banda Tapajoara (Lago dos Botos).

Divicom|PMS