terça-feira, 20 de setembro de 2011

Médicos da operação sorriso iniciam triagem de pacientes

Pelo quarto ano consecutivo, a secretaria municipal de Saúde (SEMSA), da prefeitura de Santarém, recebe e apóia as ações realizadas na cidade pela equipe da “Operação Sorriso do Brasil”, formada por profissionais que fazem um trabalho voluntário de cirurgia e acompanhamento das fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina) no país.
A triagem dos pacientes que serão submetidos a cirurgias no período de 21 a 25 de setembro em Santarém, iniciou nesta segunda-feira (19) na Casa da Criança (Av. Barão do Rio Branco, n° 860, Santa Clara). As cirurgias serão realizadas no Hospital e Maternidade Sagrada Família (Hospital São Camilo).
A equipe da “Operação Sorriso do Brasil”, composta por médicos e voluntários, estima que 180 pessoas passarão pela triagem, mas somente 80 pacientes serão operados. “Os que não forem considerados aptos para a cirurgia serão cadastrados para serem operados em futuros programas da Operação Sorriso. As cirurgias e o acompanhamento das pessoas durante todo o processo serão gratuitos, assim como, alimentação, alojamento e transporte”, explicou o médico Emmanuel Silva, titular da SEMSA.
A fissura lábiopalatina é causada por uma combinação de diversos fatores, entre eles, genéticos, ambientais, estéticos e funcionais durante o desenvolvimento da criança.

Divicom|PMS