terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Curso capacita Agentes Voluntários de Defesa Civil



320 pessoas, sendo 240 da área urbana e 80 da área rural do município, participarão até o próximo dia 10, do Projeto de Fortalecimento da Capacidade Técnica Operacional da Defesa Civil de Santarém.
A cerimônia de abertura do evento aconteceu ontem (06) no auditório do IFPA, com a participação de autoridades locais e do público alvo do Projeto, que são civis, militares, líderes comunitários, representantes de associações de 16 bairros, moradores de áreas de risco e agentes de saúde.
O Projeto consistirá no treinamento e qualificação de Agentes de Defesa Civil para atuarem nas ações preventivas a desastres em áreas de risco do município, urbana e rural. A iniciativa também terá por meta incentivar a criação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil, que são os NUDECs.
“Após a cerimônia de abertura, teremos o curso do NUDEC, cujos instrutores serão representantes da SUDAM, da Defesa Civil do Estado e das Secretarias de Infraestrutura, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de Santarém, além de profissionais do SAMU. Será um grande evento com perspectivas de resultados imensuráveis. Prevenção salva vidas”, destacou Eliene Amaral, Coordenadora de Defesa Civil de Santarém.
Segundo Eliene, a programação do evento também constará de oficinas. “Nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, teremos no horário de 8h às 18h na FIT, oficinas de capacitação e o grande encerramento do Projeto será na sexta-feira (10), com aula prática, no Parque da Cidade”, complementou.
O Projeto de Fortalecimento da Capacidade Técnica Operacional da Defesa Civil de Santarém foi idealizado a partir de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal (via Coordenadoria de Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Cidadã) e o Governo Federal (por meio do Ministério da Integração Nacional e a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM).
Contato para Entrevista: Eliene Amaral (9147-9530) e Walkíria Coelho (9133-7830).


Divicom|PMS