sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Defesa Civil de Santarém investe em capacitação de técnicos


Técnicos de Defesa Civil do pólo Santarém/Oeste do Pará, participam de capacitação através do Curso Operacional de Defesa Civil (CODC) e do Curso de Avaliação de Danos de Nível Operacional e Técnico (CADAN). Os cursos fazem parte do projeto Fortalecimento da Capacidade Técnica Operacional da Defesa Civil de Santarém. O projeto é de iniciativa da Prefeitura Municipal de Santarém e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).
Na semana passada, uma primeira etapa do Projeto foi desenvolvida através da capacitação de 320 agentes voluntários de Defesa Civil.
Esta semana, teve início a segunda etapa do Projeto. Na cerimônia de abertura, ocorrida na última segunda-feira (13) no auditório do Campus Santarém do IFPA, estiveram presentes o Secretário Municipal de Segurança Cidadã, Luiz Alberto Cruz; o Coordenador Adjunto de Defesa Civil Estadual, Coronel do Corpo de Bombeiros Almeida; a Coordenadora de Defesa Civil da SUDAM, Adelaide Nassif e a Coordenadora de Defesa Civil Municipal, Eliene Amaral. O Secretário de Segurança Cidadã, Luiz Alberto Cruz, destacou a importância do projeto na prevenção de desastres. “Capacitando nossos agentes de Defesa Civil poderemos agir de forma imediata e precisa e assim, podemos evitar muitos problemas”, enfatizou.
Na etapa atual participam 80 pessoas entre militares e civis em exercício nos órgãos de Defesa Civil Estadual e Municipal. Além de Santarém estão presentes na capacitação, técnicos e coordenadores municipais de Defesa Civil dos seguintes municípios: Alenquer, Belterra, Curuá, Itaituba, Jacareacanga, Monte Alegre, Óbidos, Prainha, Rurópolis, Terra Santa, Trairão, Altamira e Faro. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a atuar em situações de normalidade (prevenção e preparação) e anormalidades (respostas e reconstrução).
O Coronel Almeida, Coordenador Estadual de Defesa Civil ressaltou o bom trabalho executado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. “Nós reconhecemos o trabalho da Defesa Civil de Santarém, prova disso, é que enviamos agentes nossos lá da capital para fazer o curso nesta cidade”, destacou o Coronel Almeida.
O treinamento termina hoje no próximo dia 17 (sexta-feira). As aulas ocorrem no Campus Santarém do IFPA pela manhã e tarde.


Divicom|PMS