sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Plano de Desenvolvimento Rural é criado em Santarém


Ao final da II Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizado durante o dia de ontem (16) no Espaço Pérola do Tapajós – Parque da Cidade, os participantes votaram e aprovaram o primeiro Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Santarém. O documento servirá como ferramenta estratégica para orientar as ações estatais, nas três esferas de governo, bem como as ações privadas, do setor produtivo e da sociedade civil, na construção do desenvolvimento rural.
“Este Plano servirá como referência para continuarmos implementando políticas públicas que integrarão crescimento econômico, justiça social e sustentabilidade ambiental. É um grande avanço para nosso município. Ganhamos todos, sobretudo, o setor produtivo”, resumiu a prefeita Maria do Carmo.
A Conferência foi promovida pelo governo municipal, através da secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEMAB), em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Todo trabalho foi antecedido de pré-conferências, reuniões e oficinas.
A cerimônia de abertura contou com a participação da gestora de Santarém, Maria do Carmo; do Presidente do Conselho e secretário de Agricultura e Abastecimento, Bruno Figueiredo; do secretário de Produção Familiar, Jorge Oliveira; da vereadora Ivete Bastos; além de autoridades representantes de diversas instituições como: IBAMA, UFOPA, SAGRI, INCRA, EMBRAPA, STTR, Colônia de Pescadores Z-20 e várias lideranças políticas, religiosas e comunitárias.
Os programas e ações regidas pelo Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Santarém estão organizados em sete eixos estratégicos: infraestrutura para o desenvolvimento; ordenamento territorial e gestão ambiental; fomento às atividades produtivas sustentáveis; ciência e tecnologia; serviços sociais básicos; e gestão social e fortalecimento das institucionalidades.


Divicom|PMS