sábado, 15 de setembro de 2012

Apresentando o selo do Sairé

Na primeira noite de programação do Sairé (13), na vila balneária de Alter do Chão, centenas de pessoas participaram das atividades realizadas na Praça do Sairé e no Lago dos Botos. Na abertura das atividades, o ritual religioso dos comunitários, instrumentado pelo grupo musical “Espanta Cão” e entoado pelos Mordomos e Mordomas, personagens históricos da festa, mostraram ao público presente o jeito de ficar mais próximo de Deus.
Após o ato religioso foi apresentado o Selo do Sairé 2012 pela Empresa Brasileira e Correios e Telégrafos, sede regional. “Os correios sempre perpetuaram por meio da emissão de selos postais, as datas e os eventos relevantes no contexto das Instituições Nacionais, e o Sairé preenche esse requisito. Já fazemos isso há três anos”, disse o gerente regional de vendas dos Correios em Santarém, Erasmo Fernandes.


O Selo deste ano retrata a união entre os rituais religiosos e profanos, característicos do Sairé, que é constituído por um semicírculo e confeccionado com cipó torcido, algodão, flores e fitas coloridas. Uma cruz no topo do semicírculo e outras três cruzes ao centro completam o emblema, representando Deus no topo e o mistério da Santíssima Trindade. Logo acima, observamos os Botos Tucuxi e Cor de Rosa, protagonistas, mostrando a grande riqueza cultural da região. O fundo verde representa as matas e florestas da nossa bacia amazônica.
Durante a solenidade de Lançamento do Selo, houve a entrega de símbolos postais à secretária municipal de Cultura, Jarle Aguiar; à representante do Conselho do Idoso de Santarém, Zilma Colares; à Saraipora, Maria Justa; ao representante do Movimento da Roda de Carimbó, Jackisson Rego, e ao representante dos barraqueiros, Eraldo dos Santos.
No Lago dos Botos, houve uma prévia de apresentações folclóricas que foram exibidas nesta sexta-feira (14). Os Botos Tucuxi e Cor de Rosa entrarão em cena mostrando a criatividade na arte e na dança. Depois disso, o cantor Latino e Banda e muita música sertaneja com a dupla Lelo & Luiz que encerram as atividades do segundo dia de evento.


Divicom|PMS