terça-feira, 21 de junho de 2011

Casas Populares antendem famílias em situação de risco


Moradores do bairro Alvorada participaram no domingo (19), de uma programação especial organizada pela prefeitura de Santarém em comemoração ao aniversário da cidade.
Na área do bairro onde foram construídas 30 casa populares que estão em fase de acabamento, a prefeita Maria do Carmo, os secretários municipais Inácio Corrêa (Infraestrutura), Luis Alberto (Segurança Cidadã), Lucineide Pinheiro (Educação), e os coordenadores Aluísio Walter (Orçamento Participativo), Denise Marsala (Ação Social) e Eliene Amaral (Defesa Civil), juntamente com a presidente da Associação de Moradores da Alvorada, Senhora Raquel, realizaram o sorteio para a distribuição dos imóveis. “Queremos demonstrar na presença dos beneficiários das casas que tudo que é feito de forma transparente e democrática. Através do sorteio, os moradores que viviam em situação de risco vão ficar sabendo qual imóvel lhe pertence, já que as casas estão numeradas, e dentro das próximas semanas, as famílias já podem mudar para cá e se apropriar do que é seu de direito”, falou Raquel, presidente da comunidade.
Os imóveis vão atender famílias dos bairros Uruará, Mapiri, Diamantino, Maracanã e Santo André que moravam, sobretudo em áreas alagadas, e em situação de perigo.O Projeto Alvorada é resultado de um convênio entre a prefeitura de Santarém e o governo Federal, através do ministério das Cidades.
A obra foi realizada em duas etapas e sua conclusão está sendo feita pela empresa Arte Construtora Limitada. São 30 casas construídas com 48 metros quadrados em um lote de 9 metros de frente por 20 metros de fundo, com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de lavanderia na parte externa. Todas as residências possuem reservatório de 320 litros de água, esquadrias de ferro, instalações elétricas e hidráulicas, piso cimentado e pintura interna e externa.
Para o secretário Inácio Corrêa, o Projeto Alvorada significa a retomada de uma política habitacional que há muitos anos não se executava mais na cidade. O último foi realizado com a Cohab. Ele agradeceu à prefeita Maria do Carmo pela sensibilidade em buscar recursos junto ao governo Federal para aplicar na construção de casas populares. “Estou tão emocionado quanto vocês que vão receber as casas. Estou há pouco tempo na secretaria de infraestrutura e tenho me empenhado para concluir esse projeto, pois sei o quanto ele significa para vocês. Ter moradia digna é a realização do sonho da maioria dos brasileiros”, frisou.
As famílias contempladas com as moradias, foram selecionadas após um estudo socioeconômico executado por técnicos da secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), Defesa Civil e equipe social do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Foram identificadas as que estavam vulneráveis a situações de risco, como: alagamentos, desabamentos próximos a lixões, ou em situação de extrema pobreza. Atualmente, essas famílias moram em casas cujos alugueis são pagos pela prefeitura. Em pronunciamento, a prefeita Maria do Carmo destacou ser esse, um dos momentos mais importantes das comemorações pelos 350 anos de Santarém. Explicou que as casas vão ser efetivamente entregues para a moradia dentro dos próximos dias, e que pela relação de confiança estabelecida entre governo e comunidade, houve a motivação para a organização do sorteio dos imóveis, no intuito de que as famílias pudessem conhecer suas casas e se familiarizar com o ambiente onde vão passar a morar. “O que une vocês são as situações de risco que cada uma vivencia ou já vivenciou. Por isso, quero que vocês se conheçam e cultivem sentimentos de solidariedade. Daqui a pouco vocês serão vizinhos. Façam desse, um ambiente saudável. A prefeitura dará a casa e cabe a vocês viverem harmonicamente”, enfatizou a prefeita.
A estrutura interna das casas está em fase de conclusão. Em algumas unidades falta apenas concluir a estrutura sanitária e em outras, a parte de pintura. O conjunto terá um microssistema para abastecimento de água.

Divicom|PMS