segunda-feira, 9 de julho de 2012

Campanha contra poliomielite é estendida até sexta-feira

Foi prorrogado até a próxima sexta-feira (13), o período de vacinação para crianças menores de cinco anos de idade contra a Poliomielite. A Campanha estava prevista para encerrar na última sexta-feira, 06 de julho, mas devido a meta não ter sido alcançada, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica resolveu estender o prazo por mais uma semana com o objetivo de atrair mais pessoas aos postos para imunizar os filhos.
De acordo com os dados parciais da Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), cerca de 22.800 crianças foram vacinadas na área urbana do município. Além da cidade, a vacinação é realizada nas comunidades do planalto e rios. Ainda é esperada para esta semana a chegada das equipes que viajaram para aplicação da vacina nas regiões do Lago Grande, Tapajós e Arapiuns.
A Campanha iniciou no dia 16 de junho e a meta em Santarém é imunizar 31.795 crianças na faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde. O secretário de Saúde de Santarém, Emmanuel Silva, orienta que os pais e responsáveis precisam ficar atentos para não perder mais essa oportunidade. “Todas as crianças menores de 5 anos devem tomar as duas gotinhas contra a paralisia infantil. A vacina é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde no horário de sete e meia da manhã às quatro horas da tarde. É preciso que os pais ou responsáveis apresentem ao profissional de saúde a carteirinha da vacinação da criança. Nossa orientação é para a obediência do prazo”, externou o titular da SEMSA.

Sobre a doença - A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.

Contato para entrevista: Edna Gadelha (Coordenadora de Vigilância Epdemiológica da DIVISA) - 9175-9137.


Divicom|PMS