sexta-feira, 13 de julho de 2012

Obras do Terminal Hidroviário estão em andamento

O governo municipal avança na construção do Terminal Hidroviário de Santarém. A estrutura está sendo erguida no bairro Prainha, próximo à área da antiga fábrica Tecejuta, onde a obra está bastante avançada. Atualmente os trabalhos se concentram na estrutura naval do Porto, que será composta por flutuantes (balsas) onde os barcos ficarão ancorados. Há flutuantes intermediários e o flutuante principal onde ocorrerá o embarque e desembarque de passageiros. Este flutuante mede 40 metros de comprimento por 20 metros de largura.
O flutuante terá rampas articuladas que permitirá que a estrutura tenha uma amplitude de oito metros, ou seja, acompanhará o nível do rio evitando problemas de atracação com a cheia ou seca do rio. O novo Terminal Hidroviário deverá ser referência para embarcações que fazem viagens intermunicipais e que atualmente não dispõem de um local adequado para embarque e desembarque de cargas e passageiros.
As fundações da obra já estão prontas. A parte de construção civil do projeto está mais de 95 % concluída. Falta apenas realizar acabamentos no prédio onde irá funcionar a administração do Porto, lanchonete e dois banheiros para usuários. As vias de acesso dentro do Terminal já foram pavimentadas e o cais de arrimo em concreto armado também já está pronto, assim como a rampa para a o embarque e desembarque de cargas.
O terminal é mais um projeto que se torna realidade através da parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal, através do Ministério dos Transportes. A obra será concluída ainda este ano com previsão para ser inaugurada no mês de setembro.

Manutenção de vias - A SEMINF segue com os trabalhos de manutenção de vias nos bairro Santarenzinho e Ipanema. No Santarezinho os maquinários continuam na Rua Bom Jardim e a equipe de asfalto realiza operação tapa-buracos na Avenida Tomé de Sousa. Já no Ipanema os trabalhos se concentram nas ruas que compõem a linha de ônibus: Rua Bom Sossego, Rua Asa Branca e Rua João Batista. Além da manutenção de vias, seguem também os trabalhos de limpeza na Avenida Fernando Guilhon e na Avenida Barão do Rio Branco.


Divicom|PMS