terça-feira, 24 de julho de 2012

Reinicia a entrega de merenda em escolas municipais


Na próxima quarta-feira (1º de agosto), começam as aulas do segundo semestre letivo nas escolas e nas Unidades de Educação Infantil da rede municipal de ensino. “Os gestores e toda a equipe pedagógica estão sendo motivados a organizarem uma recepção especial aos alunos que retornarão às atividades depois de um período de férias”, informou o titular da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), professor Luís Alípio Gomes.
Uma das ações prioritárias desta semana, e que antecedem o início das atividades escolares, é a entrega da merenda escolar – política de governo adotada desde 2005 - para todas as unidades de ensino. Desde ontem, 23/07, equipes da Divisão de Atendimento ao Educando (DAE) estão em diversas rotas de distribuição dos produtos que compõem a alimentação dos alunos. “Essa entrega demanda uma grande infraestrutura pois todas as escolas municipais que funcionam na região de várzea, rios, planalto e área urbana recebem merenda escolar”, explicou o Secretário Alípio Gomes.
Segundo a SEMED, nesta terça-feira, estão sendo distribuídos produtos da merenda nas escolas do Arapiuns, Tapajós, Maró, Lago Grande e Arapixuna (região de Rios); em comunidades da Santarém-Curuá-Una e da Santarém-Jabuti (Planalto) e em algumas escolas da zona urbana, como por exemplo, na Frei Fabiano, educandário municipal localizado no bairro Caranazal. Entre os ítens dos cardápios constam: achocolatado com biscoito, suco de frutas com biscoito, macarronada, baião de dois com charque, sopa, mingau, risoto de frango, vatapá, e outros.
A rede municipal de ensino envolve 473 unidades escolares, sendo: 155 escolas no planalto, 228 escolas nos rios, 54 escolas e 16 UMEIs (Unidades Municipais de Educação Infantil) na zona urbana, envolvendo mais de 62 mil alunos.
 É importante ressaltar que há especificidades quanto às escolas da Várzea, onde funcionam 44 escolas e o calendário letivo é flexivo. Por conta disso, algumas escolas começam as aulas somente no dia 6 de agosto.


Divicom|PMS