terça-feira, 24 de maio de 2011

Conselho de turismo é instalado em Santarém


A partir da posse dada pela prefeita Maria do Carmo na manhã da última segunda-feira aos membros que compõem o Conselho Municipal de Turismo, a entidade foi efetivada em Santarém, e será de caráter consultivo e deliberativo.
A solenidade de nomeação e posse dos conselheiros reuniu membros da imprensa, gestores do turismo e representantes da sociedade em um café da manhã. Rodrigo Ramos, representante da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), declarou o interesse da entidade em continuar com a parceira em Santarém, inclusive com o setor público, para que “novas ações sejam promovidas no município”.
O vereador Reginaldo Campos externou em nome do poder legislativo santareno, sua felicidade ao ver instalado o Conselho Municipal de Turismo. “Parabenizo o poder executivo por ter entendido que o Conselho terá papel estratégico no fomento e consolidação do turismo local”.
O Conselho Municipal de Turismo tem como presidente Irene Belo Zampietro, representante da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES). A entidade também é composta por outras 18 entidades e instituições, sendo elas: secretaria municipal de Turismo (SEMTUR), secretaria municipal de Cultura (SMC), secretaria municipal de Finanças (SEFIN), secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMMA),secretaria municipal de Planejamento (SEMPLAN), INFRAERO, TC&VB, SINECHOPA, Conselho Comunitário de Alter do Chão, IESPES, RESEX, ABRASEL, IFPA, UFOPA, SEBRAE, SENAC, ABETA e ABAV.
Para a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, a entidade terá, entre outros desafios, o de fazer a articulação para firmar Santarém no cenário regional e nacional e consolidar o turismo como nossa base de desenvolvimento. “O passo inicial foi dado, quando conseguimos, nos últimos seis anos, inserir Santarém como um dos 65 municípios indutores do turismo, mas reconheço que ainda temos muito a avançar. Nossa cidade também foi incluída no PAC das Cidades Históricas, e isso nos possibilitará promover a captação de recursos. As perspectivas que nos move são grandes e tenho certeza que, com a ajuda de vocês, conseguiremos fazer com que Santarém seja um pólo de referência regional e nacional no turismo”, declarou.

Divicom/PMS