segunda-feira, 9 de maio de 2011

Plesbiscito do Tapajós em discutido em Santarém

O plenário da Câmara Municipal de Santarém reuniu na manhã da última sexta-feira(06), lideranças políticas (prefeita, deputados, vereadores, secretários municipais de governo) e representantes da sociedade civil organizada, em uma confraternização pela aprovação do projeto de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti que autoriza a realização do plebiscito do Estado do Tapajós, na última quinta-feira (05),na Câmara dos Deputados. “A vitória de ontem é coletiva. Todos nós sonhávamos há muito tempo com isso”, destacou Edivaldo Bernardo, coordenador geral do Movimento pelo Plebiscito do Estado do Tapajós.
Além de Santarém, estavam presentes na reunião, representantes dos municípios de Juruti, Oriximiná, Alenquer e Monte Alegre.
Em seu pronunciamento, a prefeita de Santarém Maria do Carmo, reafirmou o apoio de seu governo à causa, que já ocorre desde 2005. Declarou que em seu segundo mandato,criou a Coordenadoria de Integração Regional, que tem participado efetivamente de todas as articulações organizadas pelo Movimento pelo Plebiscito. “Esta causa é de todos nós. Se já dávamos apoio,agora mais que nunca,me coloco à disposição para participar efetivamente de todas as articulações necessárias para convencimento da população sobre a importância da emancipação, pois essa é uma reivindicação
histórica e cultural. Não tenho dúvidas que o maior projeto de desenvolvimento para Santarém é a criação do Estado do Tapajós. E mais: o melhor presente que Santarém poderia ganhar pelos seus 350 anos seria sua autonomia política, histórica e social”, enfatizou.
Maria do Carmo disse existir relatos em que, em 1950, o ex-prefeito Elias Pinto “já era um dos primeiros a sugerirem a criação do Estado do Baixo Amazonas como anseio para a consolidação da região, tendo Santarém como importante pólo”. A prefeita enfatizou ainda que em 1992, o PT oficializou sua posição favorável pela criação do Estado do Tapajós, tendo coletado mais de 17 mil assinaturas para ajudar na revisão de emenda popular e que, junto com o relatório 01/90, respaldou o projeto do senador Mozarildo Cavalcanti. “Sei que esta luta não tem cor partidária, mas é preciso que
saibam que o meu partido já tinha decidido há quase 20 anos, apoiar esse Movimento”, afirmou.
Pela Proposta, o Estado de Tapajós ocupará cerca de 58% da área total do estado do Pará e será integrado por 27 municípios.
Seminário - Na próxima sexta-feira, 13 de maio, haverá um Seminário para discutir o Plebiscito Tapajós e Carajás. O encontro será realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, no horário de 9h às 14h.

Divicom/PMS