terça-feira, 24 de maio de 2011

Programa governamental distribui alimentos


O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo Federal, implantado desde o ano de 2009 em Santarém pelo Governo Cidade da Gente, beneficia pelo menos 39 bairros e entidades no município. Reuniões periódicas têm sido promovidas pelo governo municipal nos bairros para esclarecer e avaliar o programa que consiste na compra direta de alimentos junto ao pequeno agricultor e à doação dos mesmos às famílias carentes.
Na última sexta-feira (19), a prefeita Maria do Carmo, acompanhada dos
secretários Inácio Correa (Infraestrutura/Governo), Ana Elvira (Assistência Social), Denise Marsala (Coordenadora de Ação Social), e os assessores Juca Pimentel e Rita Peloso, bem como Dilma Cardos(Coordenadora do PAA) e a equipe técnica do programa, estiveram no bairro da Alvorada participando de uma reunião sobre o assunto. Na oportunidade, moradores, como o Senhor Antônio, relataram a importância do benefício. “Nós já recebemos frutas e outros alimentos por sete vezes. Esse é um programa bem organizado, que nos traz frutas e alimentos de qualidade. É um complemento alimentar que muito tem ajudado nossos filhos e a todos de nossa família”, declarou.
O PAA está assegurado para o município até o próximo ano, a partir de um convênio assinado entre a prefeitura de Santarém e o governo Federal. Para a prefeita Maria do Carmo, esse é um dos melhores programas sociais, pois atende de uma vez só, a dois públicos: os produtores e as famílias. “Através da nossa secretaria de Trabalho e Assistência Social, firmamos parceria com os produtores da agricultura familiar e com as associações de moradores, que nos apresentam um diagnóstico das famílias que têm necessidade de receber os alimentos. Temos recursos garantidos para receber os produtos e pagá-los à vista. Nossa única condição é que eles sejam de qualidade, e para isso, formamos uma equipe técnica que inspeciona os alimentos recebidos e se preciso for, faz um acompanhamento in locu à propriedade do agricultor para dar as orientações necessárias à produção”, enfatizou a prefeita, dizendo ainda: “Temos muitos programas voltados a vocês, mas sem dúvida, nossa maior obra é na pessoa, no cidadão”, concluiu.
São objetivos do PAA, a compra direta local da agricultura familiar; garantir acesso a alimentos em quantidade e regularidade à população em situação de insegurança; fortalecer a agricultura familiar; gerar trabalho e renda, e promover desenvolvimento local.
Em média, 300 agricultores fornecem produtos regionais para a prefeitura doar às famílias, como: abacaxi, banana, acerola, macaxeira, mandioca, melancia, maracujá, frango, farinha, feijão, arroz, entre outros. A entrega dos alimentos é feita uma vez por mês.

Divicom/PMS