segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lideranças do Oeste do Pará reúnem para planejar o pleibiscito do Tapajós

O I Seminário Tapajós e Carajás " Rumo ao Desenvolvimento" foi promovido pelo Movimento pelo Plebiscito do Estado do Tapajós, com apoio da Prefeitura de Santarém, através da Coordenadoria de Integração
Regional (CIR), Câmara Municipal de Santarém, Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e Gráfica e Editora Global e realizado na última sexta-feira (13), no auditório da ACES.
O Seminário reuniu centenas de pessoas da região Oeste do Estado, mais precisamente,dos 27 municípios que vão integrar novo Estado, sendo eles; Oriximiná, Terra Santa, Faro, Óbidos, Curuá, Juruti, Alenquer, Belterra, Santarém, Aveiro, Mojuí dos Campos, Itaituba, Jacareacanga, Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas,Rurópolis, Altamira e Trairão. Entre os presentes, prefeitos e vice-prefeitos,deputados federais e estaduais do Pará e do Amazonas (Sinésio Campos); vereadores, e representantes de sociedade civil organizada.
A necessidade de união nessa luta suprapartidária e o desafio do convencimento pelo SIM à criação do Novo Estado fez parte do discurso de todas as autoridades. “Não permitiremos que a nossa crença seja coberta pelas pessoas que não compreendem que temos o direito de querer uma melhor qualidade de vida, a partir do desenvolvimento dos municípios desta região. Isto só será possível com a criação do Estado do Tapajós”, declarou Edivaldo Bernardo, coordenador-geral do Movimento.
A Prefeita de Santarém, Maria do Carmo, ratificou o apoio de seu governo à causa.“Eu me comprometo a consolidar a nossa Coordenadoria de Integração Regional e a ajudar o Movimento através do Fundo Municipal Pró-Criação do Estado do Tapajós”, afirmou.
O Seminário também teve o objetivo de levantar recursos para garantir o estudo de viabilidade do Estado do Tapajós; consolidar a integração entre os municípios que compõem o futuro Estado, com vistas a realização do Plebiscito; e envidar esforços políticos para viabilizar a tramitação final do projeto junto ao Senado Federal.

Divicom/PMS