quarta-feira, 18 de maio de 2011

Saúde mental será tema de encontro

Embora o Dia Nacional de Luta Antimanicomial seja comemorado no dia 18 de maio, ele será marcado em Santarém através de uma programação especial desenvolvida pela secretaria municipal de Saúde (SEMSA) somente na sexta-feira, 20 de maio, através de um encontro sobre “Saúde Mental:Perspectivas e Desafios”.
O evento será destinado às equipes de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde e aos multiprofissinais dos setores de Urgência e Emergência do Hospital Municipal.
O encontro acontecerá no auditório da UEPA, no horário de 08h às 13h e terá por objetivo promover avanços no tratamento de indivíduos com transtornos mentais em decorrência do uso e abuso de álcool e outras drogas, uma política do governo federal desenvolvida no município pela Prefeitura de Santarém, por meio do CAPS-AD, que é o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas .
O CAPS-AD foi inaugurado pelo governo Cidade da Gente no dia 25 de junho de 2010. É uma unidade de saúde que presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas, e seus familiares. É um espaço público de saúde, mantido pela Prefeitura de Santarém, que busca ser agente de promoção, prevenção, tratamento e recuperação.
Desde sua inauguração, são acompanhados no CAPS-AD por uma equipe multidisciplinar(enfermeira, médicos psiquiatra e clínica geral, psicóloga, assistente social, pedagoga e terapeuta ocupacional), aproximadamente 120 pacientes, de um total de 211 pessoas que buscaram o serviço.
O Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas funciona na Travessa 7 de Setembro, bairro de Aparecida, de 2ª a 5ª feira, no horário de 8h às 18h.

Divicom/PMS