segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Escola e energia elétrica beneficiam comunidade Lago Grande


Na manhã do último domingo, 21, comunitários de Uruari, na região do Lago Grande, comemoraram a entrega de dois grandes investimentos proporcionados pelo governo municipal: uma escola e energia elétrica, viabilizada através do Programa Luz para Todos, do governo federal.
A escola municipal de ensino fundamental, Vila Nova, foi inaugurada pela prefeita Maria do Carmo que esteve acompanhada do vereador Emir Aguiar; dos secretários municipais Inácio Correa (Infraestrutura) e Lucineide Pinheiro (Educação); Fernanda Pimentel (coordenadora da Educação no Campo) e Rômulo Reale (coordenador do Programa Luz para Todos).
O prédio escolar possui duas salas de aula, banheiros, cozinha e refeitório, e atende a 182 alunos da educação infantil; do 1º ao 8º ano; e jovens da 3º etapa da
Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Apresentações culturais, como canto, poesia e fanfarra da escola municipal Ambrósio Caetano Correa, da comunidade Inanu, no Lago Grande, fizeram parte da programação festiva. “Todos os comunitários lutaram muito para que ganhar uma escola própria, com espaço digno, e neste governo, isso foi concretizado. A educação nesta comunidade será referência no município”, afirmou a diretora da escola, Josiane Figueira.
Para a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, o momento era de vitória não só para a comunidade, mas para o governo. “Como não é possível atendermos 100% em todas as áreas, priorizamos em nosso governo algumas, entre elas, a educação. Acredito que a educação seja um dos maiores instrumentos de transformação, sobretudo social. Investimos em prédios bonitos, sem esquecer do fardamento, da merenda escolar e de profissionais que tenham boa formação acadêmica e compromisso com os alunos”, externou a prefeita.

Luz para Todos – Durante o ato de entrega da escola Vila Nova, a prefeita Maria do Carmo também inaugurou o programa Luz para Todos na comunidade de Uruari, no Lago Grande. “Conseguimos contemplar esta comunidade na etapa 9 do programa. Até agora, já foram atendidas 2.520 famílias dentro do Lago Grande, mas a previsão, é beneficiar 2.656 famílias. São 400 Km de rede de energia nessa região, com mais de R$ 12 milhões investidos”, afirmou.
Rômulo Reale, coordenador do Luz para Todos, falou sobre a parceria da prefeitura de Santarém com o governo federal na execução do Programa. “A prefeitura é responsável por arrumar os acessos para que cheguemos às comunidades com as carretas e os postes de energia, e ela tem cumprido seu papel. Dessa forma, estamos conseguindo agilizar as obras e obedecer os prazos de execução. Nossa previsão é que, até o final do mês de setembro deste ano, o Luz para Todos esteja implantado nas comunidades do Lago Grande que foram definidas pelo Comitê Gestor da Eletrobras”, disse.

Divicom|PMS