terça-feira, 30 de agosto de 2011

Jornada cirúrgica chega ao Arapiuns e Tapajós

Uma equipe composta por 55 de multiprofissionais (pediatra, ginecologista, dermatologista, oftamologistas, anestesista, cirurgião, clínico geral, técnicos, de enfermagem, enfermeiros) da área de Saúde de Santarém está desde o último sábado (27), nas regiões de Arapiuns e Tapajós, promovendo ações cirúrgicas gerais e oftálmicas com o apoio de profissionais do Projeto Saúde & Alegria (PSA) e Expedicionários da Saúde.
A IV Jornada Cirúrgica de Santarém é mais uma ação do Governo Cidade da Gente, através da secretaria municipal de Saúde (SEMSA), que visa melhorar a qualidade de vida da população da região de rios. Desta vez, serão disponibilizadas 200 (duzentas) cirurgias nas seguintes especialidades: 100 cirurgias gerais (50 Herniorrafia e Pequenas Cirurgias) e 100 cirurgias oftálmicas (50 cataratas e 50 Pterígio).
O local de referência para os procedimentos está sendo a comunidade de São Miguel, no Rio Arapiuns. Para o acesso aos serviços, foi realizada uma pré-seleção dos pacientes por enfermeiros da secretaria municipal de Saúde.
Os barcos Netinho III (da prefeitura) e Saúde & Alegria (do PSA) estão sendo utilizados para o transporte dos pacientes das comunidades para o local das cirurgias, bem como para o retorno para as comunidades de origem.

Divicom|PMS