quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Prefeitura mantém tradição e realiza a Feira da Cultura Popular e Festival Folclórico

Com o tema: “Fraternidade e a vida na Comunidade” e o lema “Santarém: 350 anos valorizando a cultura”, está sendo realizado desde ontem (16) na praça Barão de Santarém, a Feira da Cultura Popular e o Festival Folclórico, cuja disputa pelo título de campeão iniciará nesta quarta-feira, 17, por 20 grupos.
Os eventos, que foram unificados há quatro anos, são projetos culturais que promovem o intercâmbio entre a cidade e o interior. “Tomamos essa decisão de fazer a Feira da Cultura Popular e o Festival Folclórico conjuntamente por entendermos que eles potencializam nossa política cultural da gestão pública municipal no sentido de preservar, valorizar e difundir a criatividade de nossos homens e mulheres da cidade e do interior. Essa medida deu certo, e prova disso, é que as comunidades rurais e as lideranças dos grupos folclóricos se preparam durante os primeiros meses do ano para apresentar durante seis dias, o que há de melhor na produção cultural rural e urbana”, afirmou.
A solenidade de abertura foi marcada por um culto e apresentações da Filarmônica Municipal regida pelo maestro Rafael Brito. Entre as autoridades presentes, estavam a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, acompanhada de secretários e assessores de governo, e o vereador Carlos Jaime.
Este ano, 54 comunidades vieram participar da Feira, trazendo produtos da agricultura familiar que são comercializados, como farinha, artesanato, plantas ornamentais e medicinais, frutas, bolos, entre outros. “Este evento tem importância cultural e folclórica, mas econômico-social também. Através dele, oportunizamos a integração, o aprendizado, e a compra de produtos feitos por nossos irmãos e irmãs do campo. A Feira da Cultura Popular começou com o Movimento de Educação de Base, o MEB, mas está sendo consolidada em nosso governo, pois reconhecemos que somos homens e mulheres com raízes do interior. Esta é nossa Santarém, representada nas 54 barracas. Tenham a certeza de que, até o final de meu mandato, este evento terá apoio incondicional”, declarou a prefeita Maria do Carmo.
A exposição e comercialização de produtos iniciam às 8h. A programação desta noite começa às 19h30, com danças folclóricas e apresentações humorísticas. O evento encerra no domingo, 21 de agosto.

Divicom|PMS