terça-feira, 18 de outubro de 2011

Inaugurada embarcação que vai atender o Arapiuns


O ministro da Saúde e presidente do Conselho Nacional de Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Santarém na última sexta-feira (14) na solenidade de inauguração da Unidade Fluvial de Saúde da Família Abaré II, no Terminal Fluvial Turístico.
A Unidade Fluvial de Saúde da Família, fruto de parceria com o Projeto Saúde e Alegria (PSA), foi financiada com recursos do BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social. Seu funcionamento obedecerá a diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica para a organização da atenção primária, através das Estratégias Saúde da Família (ESF) e a Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), respeitando os princípios e diretrizes do SUS, quanto à universalidade, integralidade, equidade, controle social e participação.
Baseado na experiência exitosa já desenvolvida pelas unidades móveis Netinho e Unidade Saúde da Família Fluvial Abaré I e com a publicação da portaria 2.191, de 03 de agosto de 2010, que institui critérios diferenciados com vistas à implantação, financiamento e manutenção da estratégia saúde da família para as populações ribeirinhas na Amazônia legal e em Mato Grosso do Sul, o município de Santarém aceitou o desafio de implantar a Unidade de Saúde da Família Fluvial Abaré II, que oferecerá de forma programada e regionalizada os serviços da atenção primária à saúde para a população ribeirinha da região do rio Arapiuns.
A chave da embarcação foi entregue, simbolicamente, ao presidente da Reserva Extrativista Tapajoara, Leônidas Bentes Farias, que repassou ao ministro um kit com produtos artesanais confeccionados por comunitários do Arapiuns.
Durante a solenidade, o ministro entregou à coordenadora da IMIFARMA, Vânia Silva de Almeida, o certificado de reconhecimento ao serviço prestado pela IMIFARMA Produtos Farmacêuticos e Cosméticos como a primeira Farmácia Popular em atividade em Santarém.
Alexandre Padilha também assinou a autorização de início do procedimento visando à formalização do projeto do Hospital Materno-Infantil de Santarém, dentro do Programa Rede Cegonha, com investimentos de 14 milhões de reais provenientes do Ministério da Saúde.
“A prefeitura de Santarém é uma grande parceira nossa. Esta Unidade básica de saúde fluvial vai levar a saúde pública para mais perto das comunidades ribeirinhas . É um projeto que nós começamos aqui em Santarém. Nós temos cerca de quarenta projetos de barcos iguais a este em todo o país e essa experiência/modelo aqui de Santarém virou uma referência nacional. Já o Hospital Materno-Infantil será mais um investimento do ministério da Saúde para Santarém que irá melhorar a qualidade de assistência às gestantes e crianças”, destacou Alexandre Padilha.
A anfitriã da solenidade, prefeita Maria do Carmo, não escondeu a felicidade em assinar o documento que irá viabilizar a construção da nova maternidade. “Hoje, nós já somos referência em obstetrícia na região e o ministro Alexandre Padilha reconhece isso e traz para cá esse investimento que vai beneficiar todas as mulheres da região e todos os futuros cidadãos e cidadãs do município que vão nascer aqui, com mais carinho, com mais cuidado, dentro de uma política acolhedora”, enfatizou a prefeita Maria do Carmo.
Henrique Costa, prefeito de Juruti; Geraldo Pastana, prefeito de Belterra; Jardel Vasconcelos, prefeito de Monte Alegre; Hélio Franco, secretário de Estado de Saúde do Pará; e José Maria Melo, deputado estadual, vieram a Santarém a convite da prefeita Maria do Carmo especialmente para esta ocasião.
Também prestigiaram o ato, outras autoridades locais, como vereadores, secretários e coordenadores da prefeitura de Santarém, e representantes da sociedade civil organizada.
Após a inauguração, o Abaré II seguiu para as regiões do baixo e médio Arapiuns para iniciar os atendimentos. Equipes de médicos, enfermeiros, odontólogos e técnicos vão atender a mais de 40 comunidades nesta primeira viagem.

Encontro Nacional – A prefeita de Santarém, Maria do Carmo viajou para Foz do Iguaçu/PR, para participar da 60ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, cuja solenidade oficial será realizada hoje à noite, às 20h. Mas hoje pela manhã, prefeitos e prefeitas do Brasil discutiram sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida 2, com a presença da secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães. Na programação de amanhã, a prefeita Maria do Carmo irá coordenar uma mesa de debates sobre “O Plano Brasil Sem Miséria e os Municípios”.
O evento encerra na quarta-feira, 19 de outubro.

Divicom|PMS