sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Unidade de saúde fluvial será inaugurada pelo Ministro Alexandre Padilha

Será realizada nesta sexta-feira,(14), às 15h, no Terminal Fluvial Turístico (TFT), a cerimônia de implantação e inauguração da Unidade de Saúde da Família Fluvial II, construída com recursos financeiros subsidiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que atenderá moradores da região do Arapiuns. A Unidade de Saúde será entregue pela prefeitura de Santarém, através da secretaria municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com o Projeto Saúde & Alegria (PSA), e contará com presença do Ministro da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha .
A Unidade de Saúde Fluvial II será implantada por conta da experiência exitosa desenvolvida pelo município de Santarém no que se refere ao atendimento à saúde, através das Unidades Móveis Netinho III e Unidade Saúde da Família Fluvial ABARÉ I. Outro ponto importante foi a instituição de critérios diferenciados de implantação, financiamento e manutenção da Estratégia Saúde da Família para a população ribeirinha.
A nova Unidade possui a seguinte estrutura física: Pronto Atendimento, farmácia, consultório médico, sala de Coleta de PCCU/sala de enfermagem, gabinete odontológico, laboratório, sala de Vacina, área de espera, banheiros para usuários e servidores, camarotes masculino e feminino, refeitório, espaço para redes, copa e depósito de materiais.
Após a inauguração, a equipe composta por 15 servidores da SEMSA (médico, enfermeiros, odontólogo, TSB, técnicos de Enfermagem, técnico de laboratório, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e tripulação), será deslocada para a região da RESEX/Arapiuns, com o objetivo de realizar assistência em saúde para usuários de 42 comunidades no período de 15 a 22 de outubro, quando serão ofertados os serviços de: consulta médica, consulta de enfermagem, atendimentos odontológicos, imunização, coleta de PCCU, atendimento dos grupos de HIPERDIA, pré-natal, exames laboratoriais, educação em saúde e todos os programas preconizados pelo ministério da Saúde.
A Unidade de Saúde da Família Fluvial ABARÉ II desenvolverá as ações nas comunidades visitadas, no horário de 07h30 às 11h30 e de 13h às 17h3. As comunidades.

Informações adicionais
- A comunidade mais próxima da RESEX/Arapiuns fica localizada a duas horas centro urbano de Santarém e a mais distante a 12 horas. O acesso para as comunidades ocorre através de pequenas embarcações. Residem na região RESEX/Arapiuns 10.216 habitantes (2.190 famílias distribuídas em 69 comunidades). Estão lotados prestando serviço em oito Unidades de Saúde da região, 33 servidores do município: ACSs, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e enfermeiros.

Divicom|PMS