sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Prefeitura doa alimentos do PAA


Executado pela prefeitura de Santarém através da gestão da secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, que visa combater a miséria no Brasil, avança progressivamente, beneficiando um grande número de famílias. O público atingido pelo Programa são dois: O de produção (agricultores) e o de consumo (entidades sócio-assistenciais).
“O público de produção em Santarém já atinge 300 agricultores. A prefeitura compra seus produtos a preço de mercado. Já o de consumo contempla 45 entidades sócio-assistenciais, como por exemplo, Albergue, Asilo, Pastoral do Menor e principalmente as Associações de Bairros, devido centralizarem moradores de maior vulnerabilidade social. Em função dos trâmites legais, em um prazo de até dez dias após a entrega da documentação dos produtos à SEMTRAS, efetuamos o pagamento aos produtores/fornecedores.”, explicou Ana Elvira, secretária de Trabalho e Assistência Social.
O PPA tem por objetivos fortalecer a agricultura familiar; garantir à população em situação de insegurança alimentar e nutricional, acesso a alimentos em quantidade e regularidade; gerar trabalho e renda no campo e promover desenvolvimento sócio-econômico. O Programa é desenvolvido em Santarém por uma equipe da SEMTRAS composta por um coordenador, uma engenheira agrônoma e dois técnicos de agropecuária.
Na última quarta-feira, (05), a equipe do PPA distribuiu macaxeira, melancia, farinha, feijão, abacaxi e hortaliças a 1.150 famílias dos bairros São Francisco, Interventoria, Caranazal e Vigia. A prefeita Maria do Carmo e a Coordenadora de Ação Social do governo, Denise Marsala, acompanharam a doação de alimentos. “Uma vez por semana, mais precisamente às terças-feira, entregamos os alimentos às entidades que mobilizam as famílias já cadastradas ao Programa para no dia seguinte, receberem os alimentos. O cadastro dos beneficiários é feito nas próprias associações ou sede das entidades que posteriormente, nos encaminham a relação de pessoas que passam a ser inseridas na Central do PAA”, explicou Fagner Rocha, Coordenador do Programa.
Na primeira etapa do PAA em Santarém, executada no segundo semestre de 2010, cerca de 12 mil famílias cadastradas às associações de bairros receberam alimentos. A meta nesta segunda etapa que iniciou em junho de 2011, será superar o número de pessoas já beneficiadas.

Divicom|PMS