terça-feira, 18 de outubro de 2011

Investimentos para educação são anunciados em coletiva


Na manhã da última sexta-feira (14), a prefeita de Santarém, Maria do Carmo e a secretária municipal de Educação e Desporto (SEMED), Lucineide Pinheiro, concederam entrevista coletiva à imprensa na Escola do Parque da Cidade. Durante o encontro, foram anunciadas várias ações na área da educação, planejadas para serem executadas até 2012.
Na pauta, destaque para a construção e inauguração de novas escolas, salário dos profissionais da educação do município e transporte escolar.

Transporte Escolar - Na oportunidade, houve o anúncio da chegada de 10 novas lanchas para o transporte escolar de Santarém, construídas em alumínio naval, com capacidade para comportar 20 alunos (cada uma), que vêm somar às quatro outras lanchas que chegaram no primeiro semestre deste ano no município e que já atendem alunos das comunidades de Tapará Grande (Várzea), Saracura (Várzea), Caruci (Arapiuns) e Muratuba (Tapajós).

PCCR e Piso Salarial Nacional - A prefeita Maria do Carmo enfatizou todos os investimentos feitos pelo governo municipal este ano, para os profissionais da educação, considerando que em maio último, o governo municipal reajustou o salário em 10,5% para os professores e 10% para pedagogos. A prefeita também reafirmou a implementação pela prefeitura, do Piso Salarial Nacional. “Nós já estamos pagando o Piso Salarial Nacional desde setembro, valorizando todos os nossos professores, pedagogos e gestores. Vale lembrar ainda, que eles tiveram reajuste em maio. Desta forma, confirmamos o nosso compromisso”, disse a prefeita.

Alimentação Escolar - Sobre a alimentação escolar, foram apresentados à imprensa, os números parciais de distribuição de produtos adquiridos pelo governo junto à agricultura familiar. Em 2010, o município distribuiu 269 toneladas de alimentos às escolas. Até o mês de setembro deste ano, já foram distribuídas 452 toneladas, mas a previsão é que até o final do ano, 610 toneladas de alimentos adquiridos diretamente da agricultura familiar, abasteçam os educandários da rede municipal de ensino. “O investimento que vem sendo feito na alimentação escolar também garante que os produtores sejam valorizados, movimenta a economia local e proporciona que eles se organizem em cooperativas para vender seus produtos à prefeitura”, destacou Lucineide, titular da SEMED.

Novas construções - Em convênio com o governo Federal, serão construídas duas quadras cobertas nas escolas municipais Nazaré Demétrio Mussi (Mararu) e Ester Ferreira (Vitória Régia), além de duas escolas quilombolas nas comunidades do Tiningu e Murumurutuba. Também foi anunciado o início da construção de 11 novas creches ainda este ano e de outras 9 para 2012. Já sobre o Centro Municipal de Educação Infantil, localizado à avenida Barão do Rio Branco, a prefeita Maria do Carmo informou que o prédio está em fase final de conclusão.

Novo Mobiliário - Um convênio entre o FNDE e a prefeitura de Santarém possibilitou a distribuição de 4.170 conjuntos para escolas e creches do município. São três modelos diferenciados para a educação infantil, ensino fundamental e cadeirantes, além de conjuntos de mobílias para os professores.
Ao final da entrevista, a prefeita Maria do Carmo anunciou que 67 escolas na área rural de Santarém já estão concluídas e serão inauguradas brevemente.

Divicom|PMS