quarta-feira, 20 de junho de 2012

Alunos participam da aula inaugural do Projovem Urbano

Realizada na noite de ontem de segunda-feira (18), a aula inaugural do Projovem Urbano com a presença de 600 alunos matriculados para as turmas que vão funcionar este ano.
Segundo a coordenadora do Programa em Santarém, Elzanira Valetim, a grande novidade é que, a partir de dezembro de 2011, o Projovem passou a ser executado pelo Ministério da Educação e agora, integra a política educacional desenvolvida na modalidade de Educação de Jovens de Adultos (EJA). “É um grande benefício para a juventude”, afirmou.
As aulas do Projovem serão de 1.440 horas presenciais e 560 não presenciais a serem cumpridas ao longo de 18 meses. Este ano, serão desenvolvidas em quatro núcleos no município: Haroldo Veloso, no Maicá, com 80 alunos; Rotary, no Caranazal, com 120 alunos; Aderbal Tapajós Caetano Correa, no Uruará, com 200 alunos e na escola Ubaldo Correa, no Santarenzinho, com 200 alunos.
Para o titular da SEMED, Luís Alípio Gomes, os novos alunos são vitoriosos por retornarem às salas de aula. “São muitas dificuldades para as pessoas que não concluíram o ensino fundamental. São mães e pais que trabalham e agora decidiram voltar a estudar e o governo municipal incentiva e garante uma educação de qualidade para todos eles”, enfatizou.
Na aula inaugural, os estudantes assistiram vídeos com depoimentos de ex-alunos e ainda participaram de uma palestra sobre autoestima.
Durante as aulas do Projovem Urbano, os alunos participarão de aulas de Serviços Pessoais (manicure, pedicure, depilador, cabeleireiro e maquiador), Construção e Reparo I (Ladrilheiro, Gesseiro, Pintor e reparador de revestimento), Vestuário (Costureiro, montador de artefatos de couro, costureira de reparação de roupas e vendedor de comércio varejista) e receberão o auxílio financeiro, no valor de R$ 100,00. O programa oferecerá ainda, aula de informática, material didático, alimentação escolar e sala de acolhimento infantil.
O Programa é desenvolvido no município pela Prefeitura para jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental.


Divicom|PMS