Em uma rápida avaliação feita pela organização do Projeto, ficou evidente que a grande procura do público foi pelos serviços na área de saúde. Os mais solicitados foram: emissão de Cartão SUS, atendimento em Saúde Bucal com limpeza, restauração e extração de dentes, além de consulta médica e de enfermagem. Também foram realizadas verificação de Pressão Arterial e teste de Glicemia. Considerando o elevado número de interessados pelos atendimentos, usuários da Melhor Idade, gestantes e crianças entre zero e 10 anos tiveram atendimento prioritário.
Nos estandes, a população recebeu orientações em alimentação saudável, higiene corporal e complementação nutricional pelo EACS – Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde e Programa Saúde na Escola (PSE), da Estratégia Saúde da Família. Remédios também foram entregues por meio do programa Farmácia Básica. A Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde levou orientações sobre vacinação e cuidados para evitar proliferação de insetos e roedores que transmitem doenças infectocontagiosas.
Também participaram da ação, com orientações e esclarecimentos sobre seus serviços, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, Serviço de Atendimento Móvel em Urgência - SAMU 192, Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, Centro de Referência em Saúde da Mulher, Centro de Referência em Saúde da Criança, Centro de Referência em Saúde do Idoso, Ouvidoria Municipal do SUS.
Por meio de convênio com o SUS e parceria com a SANCLIN, usuários puderam realizar exames de ultrassonografia. Os atendimentos foram feitos mediante encaminhamentos antecipados e pelos médicos que estavam no local realizando consultas em clínica geral e ortopedia, ginecologia e dermatologia.
“Como todos os anos, a Secretaria Municipal de Saúde tem a maior demanda de atendimentos. Estamos muito satisfeitos com o resultado do trabalho alcançado, tanto na parte de atendimento em enfermagem quanto no atendimento médico” afirmou a coordenadora da Divisão de unidade e atendimento – DUA , enfermeira Alba Leal. “O objetivo de projetos como esse, desenvolvidos em Santarém e também nas comunidades, é descentralizar os serviços de saúde para que o acesso seja facilitado ao usuário. As especialidades que todos os dias resultam em grande demanda nas unidades foram disponibilizadas no Espaço Pérola o que ajudou a desafogar o grande número de usuários que estavam à espera de atendimento. Com certeza, o resultado foi positivo”, completou a Coordenadora.
Animação também marcou o dia de atendimento à população. O público também prestigiou apresentações de danças folclóricas de grupos convidados pela organização do evento e do grupo da Melhor Idade do Centro de Convivência do Idoso. A SEMSA disponibilizou ainda um espaço para alimentação onde usuários, que esperavam atendimento, puderam saborear iguarias da época (munguzá, mingau de sabores diversos, bolo de macaxeira, tapioquinha e frutas).
E para a diversão das crianças, mais uma vez, a SEMSA contou com a parceria da Brinquedoteca Arte e Alegria do Conselho Comunitário do Bairro Aeroporto Velho.
Nos estandes, a população recebeu orientações em alimentação saudável, higiene corporal e complementação nutricional pelo EACS – Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde e Programa Saúde na Escola (PSE), da Estratégia Saúde da Família. Remédios também foram entregues por meio do programa Farmácia Básica. A Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde levou orientações sobre vacinação e cuidados para evitar proliferação de insetos e roedores que transmitem doenças infectocontagiosas.
Também participaram da ação, com orientações e esclarecimentos sobre seus serviços, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, Serviço de Atendimento Móvel em Urgência - SAMU 192, Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, Centro de Referência em Saúde da Mulher, Centro de Referência em Saúde da Criança, Centro de Referência em Saúde do Idoso, Ouvidoria Municipal do SUS.
Por meio de convênio com o SUS e parceria com a SANCLIN, usuários puderam realizar exames de ultrassonografia. Os atendimentos foram feitos mediante encaminhamentos antecipados e pelos médicos que estavam no local realizando consultas em clínica geral e ortopedia, ginecologia e dermatologia.
“Como todos os anos, a Secretaria Municipal de Saúde tem a maior demanda de atendimentos. Estamos muito satisfeitos com o resultado do trabalho alcançado, tanto na parte de atendimento em enfermagem quanto no atendimento médico” afirmou a coordenadora da Divisão de unidade e atendimento – DUA , enfermeira Alba Leal. “O objetivo de projetos como esse, desenvolvidos em Santarém e também nas comunidades, é descentralizar os serviços de saúde para que o acesso seja facilitado ao usuário. As especialidades que todos os dias resultam em grande demanda nas unidades foram disponibilizadas no Espaço Pérola o que ajudou a desafogar o grande número de usuários que estavam à espera de atendimento. Com certeza, o resultado foi positivo”, completou a Coordenadora.
Animação também marcou o dia de atendimento à população. O público também prestigiou apresentações de danças folclóricas de grupos convidados pela organização do evento e do grupo da Melhor Idade do Centro de Convivência do Idoso. A SEMSA disponibilizou ainda um espaço para alimentação onde usuários, que esperavam atendimento, puderam saborear iguarias da época (munguzá, mingau de sabores diversos, bolo de macaxeira, tapioquinha e frutas).
E para a diversão das crianças, mais uma vez, a SEMSA contou com a parceria da Brinquedoteca Arte e Alegria do Conselho Comunitário do Bairro Aeroporto Velho.
Divicom|PMS