segunda-feira, 25 de junho de 2012

Projeto Nossa Gente: serviços de saúde foram os mais procurados


Também foi grande a participação dos santarenos em mais uma edição do Projeto Nossa Gente, iniciativa organizada pela Coordenaria de Ação Social da Prefeitura, nas dependências do Parque da Cidade, no dia 22 de junho. Após a abertura do evento, com o pronunciamento de autoridades e o corte de bolo de aniversário de Santarém pela Prefeita Maria do Carmo, foram oferecidos serviços de saúde, corte de cabelo, expedição de documentos, doação de plantas, orientações sobre programas municipais e federais, entre outros. Também foi realizada uma extensiva programação de esporte e cultura, através do Viradão, coordenado pela Assessoria de Esporte e Lazer (AEL).


Em uma rápida avaliação feita pela organização do Projeto, ficou evidente que a grande procura do público foi pelos serviços na área de saúde. Os mais solicitados foram: emissão de Cartão SUS, atendimento em Saúde Bucal com limpeza, restauração e extração de dentes, além de consulta médica e de enfermagem. Também foram realizadas verificação de Pressão Arterial e teste de Glicemia. Considerando o elevado número de interessados pelos atendimentos, usuários da Melhor Idade, gestantes e crianças entre zero e 10 anos tiveram atendimento prioritário.
Nos estandes, a população recebeu orientações em alimentação saudável, higiene corporal e complementação nutricional pelo EACS – Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde e Programa Saúde na Escola (PSE), da Estratégia Saúde da Família. Remédios também foram entregues por meio do programa Farmácia Básica. A Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde levou orientações sobre vacinação e cuidados para evitar proliferação de insetos e roedores que transmitem doenças infectocontagiosas.
Também participaram da ação, com orientações e esclarecimentos sobre seus serviços, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, Serviço de Atendimento Móvel em Urgência - SAMU 192, Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, Centro de Referência em Saúde da Mulher, Centro de Referência em Saúde da Criança, Centro de Referência em Saúde do Idoso, Ouvidoria Municipal do SUS.
Por meio de convênio com o SUS e parceria com a SANCLIN, usuários puderam realizar exames de ultrassonografia. Os atendimentos foram feitos mediante encaminhamentos antecipados e pelos médicos que estavam no local realizando consultas em clínica geral e ortopedia, ginecologia e dermatologia.
“Como todos os anos, a Secretaria Municipal de Saúde tem a maior demanda de atendimentos. Estamos muito satisfeitos com o resultado do trabalho alcançado, tanto na parte de atendimento em enfermagem quanto no atendimento médico” afirmou a coordenadora da Divisão de unidade e atendimento – DUA , enfermeira Alba Leal. “O objetivo de projetos como esse, desenvolvidos em Santarém e também nas comunidades, é descentralizar os serviços de saúde para que o acesso seja facilitado ao usuário. As especialidades que todos os dias resultam em grande demanda nas unidades foram disponibilizadas no Espaço Pérola o que ajudou a desafogar o grande número de usuários que estavam à espera de atendimento. Com certeza, o resultado foi positivo”, completou a Coordenadora.
Animação também marcou o dia de atendimento à população. O público também prestigiou apresentações de danças folclóricas de grupos convidados pela organização do evento e do grupo da Melhor Idade do Centro de Convivência do Idoso. A SEMSA disponibilizou ainda um espaço para alimentação onde usuários, que esperavam atendimento, puderam saborear iguarias da época (munguzá, mingau de sabores diversos, bolo de macaxeira, tapioquinha e frutas).
E para a diversão das crianças, mais uma vez, a SEMSA contou com a parceria da Brinquedoteca Arte e Alegria do Conselho Comunitário do Bairro Aeroporto Velho.


Divicom|PMS