terça-feira, 19 de junho de 2012

Vacinação: SEMSA quer atingir meta até 6 de julho

“Para a Maria ou para o João, vacinar é proteção”. Com esse tema, a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (SEMSA) através do Programa de Imunizações da coordenação de Vigilância Epidemiológica, deu início no sábado (16), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. A cerimônia de abertura foi na Unidade de Saúde do Bairro Nova República, com a participação do Coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde, Paulo Sérgio Pimentel e do Secretário Municipal de Saúde, Emmanuel Silva.
Em seu pronunciamento, o Secretário falou sobre a importância de pais, mães e responsáveis terem a compromisso de garantir a proteção de seus filhos sobre os riscos do vírus da pólio que afeta a medula, deixando os membros inferiores paralisados para o resto da vida. Emmanuel Silva também reforçou aos presentes que a vacina oral é fundamental para a erradicação do vírus. Explicou que ao tomar a vacina pela boca, a criança elimina o vírus pelo meio ambiente.
Somente no sábado, dia “D” da Campanha, segundo a DIVISA, foram aplicadas 14 mil 967 doses da vacina, o que representa aproximadamente 39,55% da cobertura vacinal pretendida para esta primeira etapa da campanha em Santarém. 134 postos de vacinação foram colocados à disposição da população das 08h às 17h de sábado, sendo que nas comunidades das regiões de Santana do Ituqui e Lago Grande a vacinação foi antecipada.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de Santarém é imunizar 31.795 crianças menores de 05 anos de idade com uma dose da vacina, evitando a formação de bolsões de pessoas vulneráveis aos vírus. A primeira etapa que começou no dia 16 vai até o dia 06 de julho. Os pais e responsáveis que ainda não vacinaram seus filhos poderão levá-los às Unidades Básicas de Saúde das 07h às 16h.
Através da Campanha, o Ministério da Saúde pretende manter o Brasil com a certificação de país sem Poliomielite. O ultimo caso da doença registrado em território brasileiro foi no ano 1989, na Paraíba.


Divicom|PMS