sexta-feira, 1 de junho de 2012

Programa Saúde na Escola será abordado em capacitação

Durante o mês de junho, o Programa Saúde na Escola (PSE), criado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, irá desenvolver atividades abordando a temática dos riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas que surgem no cotidiano escolar. Para iniciar as ações, aproximadamente 200 profissionais da área da saúde de Santarém serão capacitados para que possam promover atividades junto às 31 escolas municipais e estaduais, que fazem parte do programa.
O treinamento será realizado no dia 05 de junho, das 07h30 às 13 horas, na Associação Comercial e Empresarial de Santarém, onde serão repassados materiais (manuais, álbuns seriados, e kits de saúde bucal) para as equipes que atuam nas áreas de saúde e educação.
O tema da capacitação chama a atenção da sociedade, dando enfoque às várias mudanças que acontecem na adolescência, entre elas, o despertar da sexualidade, o início do namoro e as primeiras experiências sexuais, a busca de autonomia da família e a possível experimentação de substâncias que alteram a consciência.
A capacitação antecede as ações a serem levadas às escolas que serão beneficiadas de acordo com o tema a ser abordado a cada mês, a partir do Plano de Ação, elaborado em fevereiro de 2012 pelas equipes de Saúde da Família e Profissionais da Educação do Município e do Estado.
A meta é fazer chegar informações relacionadas ao tema a 18.172 alunos das escolas beneficiadas. As atividades a serem desenvolvidas envolvem teatro, música, palestras, trabalhos e pesquisas, confecção de murais, gincanas e atividades lúdicas. As equipes de saúde também farão a atualização do Calendário de Vacina.
Com a realização do projeto, Santarém cumprirá as metas pactuadas no Termo de Compromisso Municipal, onde o Programa Saúde na Escola (PSE) deve oferecer 80 horas de educação permanente aos profissionais da Educação e Saúde, até setembro de 2012.
Mais informações: Lauro Correa (Coordenação do PSE) - 9133-1858.


Divicom|PMS