quarta-feira, 13 de junho de 2012

Estações de Tratamento de Esgoto entram em fase final de construção


Avançam as obras das duas primeiras Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) de Santarém que estão sendo construídas nos bairros Mapiri e Uruará. Os trabalhos já chegam às últimas etapas para serem finalizados.
Nesta semana iniciou a impermeabilização do tanque da ETE Mapiri. O processo garante a qualidade da estrutura para que não haja riscos de vazamentos ou infiltrações. Após a impermeabilização, iniciará a instalação dos equipamentos que ficarão dentro do tanque. Os equipamentos já estão em Santarém e serão montados por técnicos especializados vindos de São Paulo.
A Estação de Tratamento do Mapiri está sendo construída no final da Avenida Borges Leal e terá capacidade para tratar material produzido por 50 mil habitantes. Serão beneficiados com essa rede de esgoto moradores dos bairros Mapiri, Caranazal, Aparecida e Jardim Santarém.
A ETE Uruará, com capacidade para tratar o esgoto produzido por 25 mil habitantes, recebe atualmente, a camada final de concreto do tanque de tratamento e logo em seguida começará a ser impermeabilizada.
As duas Estações de Tratamento de Esgoto representam um grande avanço para o município de Santarém, que em mais 350 anos de fundação ganhará as primeiras estruturas construídas para tratar esgoto sanitário produzido na cidade. Além de melhores condições sanitárias, a obra representa um ganho importante para o meio ambiente, uma vez que milhares de litros de esgoto deixarão de ser jogados sem tratamento no Rio Tapajós. A obra é resultado da parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal, através de convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) e o Ministério das Cidades.
Além dos tanques, a obra das ETEs é constituída de estação elevatória, rede de esgoto e coletores tronco, que são os tubos maiores que recebem os dejetos da rede de esgoto e levam até a Estação de Tratamento. A estação elevatória é a estrutura que irá receber e bombear o esgoto até o tanque de tratamento. Tanto no Mapiri, quanto no Uruará, as estações elevatórias estão quase concluídas e mais de 98 % da rede de esgoto e coletores troncos já estão instalados.


Divicom|PMS