sexta-feira, 29 de junho de 2012

Apresentações celebram centenário do Maestro Isoca

As homenagens pelo centenário de nascimento do compositor e maestro Wilson Fonseca, carinhosamente conhecido como Isoca, continuam. Às 20h de hoje (29) na Casa da Cultura, será apresentado ao público “O Concerto”, promovido pela Filarmônica Municipal Professor José Agostinho e Escola de Música Professor Wilde Fonseca, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SMC). No Concerto, serão apresentadas músicas de Beethoven, Mosart, Bizet e outros compositores eruditos.
As homenagens ao Maestro Isoca continuam no sábado (30). Uma parceria entre as Secretarias de Cultura de Santarém e do Estado do Pará vai proporcionar a apresentação na igreja do Santíssimo, da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), acompanhada pelo Coro Carlos Gomes, sob regência de José Agostinho Júnior, neto de Isoca e maestro adjunto da OSTP.
O Concerto inicia com a sinfônica “Centenário de Santarém”, peça de 1948. Em seguida, a missa “Mater Immaculata” (de 1951), com Coro e Orquestra, composta das peças Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei. Os arranjos orquestrais são de Wilson Fonseca (Benedictus); Vicente Fonseca (Kyrie e Sanctus); e José Agostinho Júnior (Gloria, Credo e Agnus Dei). A apresentação prossegue com o poema sinfônico “América 500 Anos”, composto em 1992, ano em que se comemorou os 500 anos de descobrimento da América. O Concerto encerra com a “Canção de Minha Saudade” (de 1949), com letra de Wilmar Fonseca e arranjo de José Agostinho Júnior.
Wilson Fonseca nasceu em Santarém em 1912 e sua obra reflete o amor que tinha pela cidade. É um dos mais importantes compositores paraenses e deixou uma obra com mais de 1.600 produções de canto, piano, banda, conjuntos de câmara, sacras e orquestrais, além de arranjos e transcrições, que foi toda catalogada por ele mesmo. O maestro Isoca é autor do livro “Meu Baú Mocorongo”, considerado uma enciclopédia sobre a história de Santarém.
O Concerto está marcado para iniciar às 20h30.


Divicom|PMS