quarta-feira, 27 de junho de 2012

Obras de recapeamento avançam com sinalização para deficientes visuais


Desde o início desta semana, os trabalhos de recapeamento da Avenida Mendonça Furtado se concentram na recuperação das calçadas. O passeio público é padronizado para garantir acessibilidade sobretudo a cadeirantes. A via terá ainda sinalização tátil. O projeto segue as Normas Brasileiras de Acessibilidade e possibilitará autonomia e segurança a deficientes visuais. A sinalização tátil é constituída de piso com textura destacada. Existem dois tipos de piso tátil: piso tátil de alerta e piso tátil direcional.
A função do piso tátil direcional é orientar o trajeto. Em locais onde não há ponto de referência que seja detectado com a bengala, o piso tátil direcional serve como guia. Já o piso tátil de alerta é conhecido popularmente como “piso de bolinha”. Sua função, como o próprio nome já diz, é alertar. Por isso é instalado em início e término de escadas e rampas; próximo a postes; orelhões; rampas de acesso à calçada e qualquer outro objeto que ofereça risco. Em caso de obstáculo o piso de alerta possibilita que a pessoa faça o desvio necessário e siga o caminho em segurança.
As pistas da Mendonça Furtado já foram recapeadas até o cruzamento com a Barjonas de Miranda e a regularização asfáltica (primeira camada de asfalto colocada para nivelamento) já foi executada até o cruzamento com a Travessa Professor José Agostinho. Além do novo asfalto e calçadas a Mendonça Furtado terá ainda o meio-fio recuperado.
A Nova Mendonça Furtado é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo Federal, através de um convênio com o Ministério das Cidades. No total, serão recapeados 4.100 metros de via entre a Rua Almirante Barroso, bairro Liberdade e a Avenida Dom Frederico Costa. Mas os trabalhos iniciaram no cruzamento com a Avenida Cuiabá, por este ser o trecho de maior movimento e que estava mais danificado.


Divicom|PMS