sexta-feira, 29 de junho de 2012

Estudantes recebem orientações sobre combate às drogas


Para lembrar o Dia Mundial de Combate às Drogas (26 de junho), o Programa Saúde na Escola (PSE), criado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, e coordenado no município de Santarém pelas Secretarias Municipais de Saúde (SEMSA) e de Educação e Desporto (SEMED), com participação da SESPA e SEDUC, desenvolve, desde o início de junho, em escolas das redes municipal e estadual, ações voltadas à conscientização e bem estar dos alunos. O tema trabalhado na Campanha é “Tabaco, álcool, craque e outras drogas no cotidiano da escola”.
Esta semana, alunos da Escola Estadual Plácido de Castro, na Avenida Sérgio Henn, bairro Diamantino, participam de uma série de atividades, entre elas, palestras sobre tabaco, álcool e outras drogas, educação em Saúde, vacinação, Implantação da Caderneta do Adolescente, verificação de Pressão Arterial, avaliação antropométrica (peso e medida) e índice massa corporal (IMC). Mais de 200 profissionais capacitados pelo município estão envolvidos nas ações.
Atualmente, 31 escolas participam do Programa Saúde na Escola em Santarém, sendo 21 municipais e 10 estaduais.
As intervenções se estendem às demais escolas públicas participantes do PSE. Na Escola Municipal Professora Raimunda de Lira Maia, no bairro Elcione Barbalho, grande área do Maracanã, foram realizadas palestras sobre os danos provocados pelo abuso das drogas, com parceria dos acadêmicos do curso de Psicologia do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), professores e servidores municipais da Estratégia de Saúde da Família - ESF Maracanã. Na comunidade de Alter do Chão, alunos da Escola Municipal Antonio de Sousa Pedroso receberam nesta quinta-feira, 28, avaliação de saúde bucal por odontólogos e técnicos em saúde bucal. Os mesmos procedimentos também foram realizados nas demais escolas e os alunos que apresentarem algum problema de saúde na boca, visual ou auditiva serão avaliados por profissionais da área, no mês de agosto.


Divicom|PMS