terça-feira, 22 de maio de 2012

Aberta a Semana Pedagógica Infantil


O município de Santarém é o único do Pará que realiza a Semana Mundial de Ação da Educação Infantil e Semana do Bebê, visando discutir uma proposta pedagógica da educação infantil e refletir sobre o processo do cuidar e educar.
A programação de abertura foi realizada na manhã de ontem (21) com a participação de representantes dos Conselhos Municipais de Educação e Direitos da Criança, Conselho Tutelar e governo municipal, por meio das Secretarias de Educação (SEMED) e Saúde (SEMSA).
Os alunos da Escola Municipal General Rubem Ludwig, do Jardim Santarém, fizeram uma apresentação utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Houve ainda a entrada solene das bandeiras do Brasil, Pará e Santarém, conduzidas por crianças da educação infantil. A primeira palestra do evento foi sobre a saúde das crianças, proferida pela Enfermeira Carmélia Almeida , responsável pela Casa de Saúde da Criança.
Atualmente, a Prefeitura atende em Santarém 10 mil crianças nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIS) e nas Escolas Municipais. Para Rivelino Lacerda, representante da SEMED, o evento é histórico pois ampliará as discussões e proporcionará avanços na construção das políticas para a infância. “É o momento de avaliarmos o quanto crescemos ao longo destes últimos no município. Foi no governo da prefeita Maria do Carmo que a educação infantil foi criada. Como consequência, o ensino desde o pré-escolar é valorizado”, destacou o professor Rivelino.
A programação da Semana continua hoje (22/), às 8h30, na Escola do Parque, com o 6º Ciclo de Formação Selo-Unicef. No mesmo horário, no Amazônia Boulevard, será proferida uma palestra sobre “Orientação e construção da proposta pedagógica para a educação infantil”.
A Semana Mundial de Ação da Educação Infantil e Semana do Bebê continua até o dia 27 de maio, com atividades específicas realizadas por instituições públicas e entidades não-governamentais.


Divicom|PMS