quarta-feira, 30 de maio de 2012

Prefeitura oferece vacina contra a gripe no Salão do Livro

Para dar oportunidade aos que ainda não receberam a vacina contra a gripe influenza, a Prefeitura de Santarém está disponibilizando o serviço no estande da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), montado no V Salão do Livro do Baixo Amazonas que está acontecendo no Parque da Cidade.
A aplicação das doses será feita até a próxima sexta-feira (01/06), data limite da campanha fixada pelo Ministério da Saúde em idosos com mais de 60 anos, em gestantes de todas as idades e em todas as fases da gestação, em crianças a partir dos seis meses até dois anos de idade e em indígenas.
Outro serviço oferecido no estande da SEMSA que registra grande procura é a verificação da pressão arterial, assim como pequenos curativos e orientações sobre doenças. Ainda não houve situações de emergência que necessitasse a solicitação do SAMU para remoção para o Hospital Municipal.
Ao todo, 30 profissionais da SEMSA atendem no Salão do Livro em regime de escala. Sempre há presença de enfermeiro e um técnico no setor. Diariamente os atendimentos iniciam às 16 horas, indo até o final da programação do evento, por volta das onze horas da noite.
Mais informações: Alba Leal: 9113-9755/Coordenadora da DUA - Divisão de Unidade e Atendimento da SEMSA.

Alunos no Salão do Livro - Projetos da Prefeitura de Santarém, de iniciativa da Secretaria de Educação e Desporto (SEMED) estão sendo desenvolvidos durante o V Salão do Livro e tendo grande participação de alunos da rede municipal de ensino desde sábado (26).


O Projeto Casinha de Leitura, por exemplo, promove apresentações de espetáculos, contação de histórias, mediação de leitura, cantigas pedagógicas, leitura, músicas regionais e pintura facial. Segundo o Coordenador do Projeto, Jefferson Sousa, diariamente, são feitos dois atendimentos por turno. “Recebemos alunos de duas escolas da rede municipal na manhã e mais duas à tarde. Iniciamos às 8h30 e encerramos às 17h. Durante a noite, a leitura é livre”, destacou.
Amanhã (31), as atividades serão voltadas a alunos das escolas municipais Rotary e Rosilda Wanghon (pela manhã); Eloína Colares e Rosilda Wanghon (pela tarde).


Além de atividades do Projeto Casinha de Leitura, são oferecidas no evento, oportunidades de Formação para professores através do Programa Pró-Letramento, e oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos na Escola do Parque.
O V Salão do Livro é uma realização da Prefeitura de Santarém e do Governo do Pará e encerra no dia 3 de junho, domingo.


Divicom|PMS