quarta-feira, 2 de maio de 2012

Assistência à saúde é levada aos moradores de Curuai


A chegada do N/M Abaré, na Vila Curuai, região do Lago Grande, levando profissionais da área da saúde no final de semana, foi marcada pela intensa participação de centenas de moradores do local e de comunidades vizinhas. As atividades desenvolvidas na região fizeram parte do Projeto Justiça, Cidadania e Saúde Pública, que envolveu diversas entidades e órgãos de Santarém. Centenas de atendimentos foram prestados pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) nas dependências do Abaré, na escola Tiago Xisto e no Posto de Saúde de Curuai.
As atividades tiveram início na manhã de sexta-feira (27) nas áreas de odontologia com aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene bucal. Os moradores da região também foram beneficiados com consultas médicas, de enfermagem, imunização, coleta de PCCU, teste de glicemia, aferição de Pressão Arterial, teste HIV, farmácia básica, exames laboratoriais, retirada do Cartão SUS, Bolsa Família, entre outros.
“A vinda da assistência pela Prefeitura na própria comunidade é como se fosse um sonho. Minha filha está doente e eu não tinha como ir a Santarém porque é preciso dinheiro e no momento não tenho. Esperei um pouco, mas valeu a pena”, disse Vanuza Lopes, 28 anos, moradora da vila Curuai.
Receber a consulta médica no local onde mora e voltar para casa com os remédios necessários para o tratamento fizeram a felicidade da menina Bruna Jackeline, de quatro anos. Ela deixou a Unidade Básica de Saúde Fluvial Abaré I ao lado da mãe, levando uma sacola com remédios, entre eles, o receitado para o seu problema no ouvido. “Agora ela vai ficar curada”, ressaltou a mãe da criança.
A preocupação com os cuidados durante e após a gravidez também foi um dos focos da ação da SEMSA. Ao lado do posto de saúde, as grávidas receberam orientações sobre a melhor forma de se cuidar e de cuidar da saúde do bebê. As enfermeiras Graça Almeida e Alba Leal falaram sobre a importância do pré-natal. Ao final do encontro, as futuras mães receberam kits para compor o enxoval da criança, com toalha, sapatinhos, camisas e fraldas.
“Fiquei muito feliz. Não tinha comprado ainda o que ganhei hoje”, externou a grávida.
Outro serviço levado ao Curuai e que teve grande procura o cartão SUS. Mais de mil cartões foram expedidos durante os dois dias de programação. Uma das famílias que recebeu o benefício foi a de Doralice Nobre Pinto, que mora a 23 quilômetros da vila. “Essa ação é muito importante para todos e deve ser reconhecida como um fato importante porque vemos os órgãos da administração pública preocupados em atender pessoas que ficam numa região distante”, afirmou.
Os atendimentos em Saúde na vila Curuai encerraram por volta das 17 horas de sábado, 28 de abril. Outras ações já estão sendo programadas pela Prefeitura de Santarém para atender ribeirinhos de outras regiões.


Divicom|PMS