segunda-feira, 14 de maio de 2012

Santarém recebe visita do Ministro da Integração Nacional


Após ter sido recepcionado no aeroporto pela Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, seguiu para a UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará, onde participou de uma reunião de apresentação de projetos desenvolvidos pela instituição em parceria com o governo federal, cujo volume de recursos chega a R$ 2 milhões, através da SUDAM - Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM. Do encontro, participaram José Seixas Lourenço, reitor da UFOPA, Djalma Mello, titular da SUDAM, diretores de institutos e pró-reitores, entre outros.
"Este trabalho de incentivo à pesquisa, sobretudo à piscicultura e aqüicultura, foi iniciado com o ex-presidente Lula e agora prossegue com a presidenta Dilma. Nossa perspectiva é ampliar ainda mais essa cooperação através do Ministério da Integração Nacional”, afirmou o Ministro Fernando Bezerra Coelho.
Ao sair da UFOPA, o Ministro seguiu para a Capitania dos Portos onde estava sendo realizada uma reunião sobre com o Secretário de Desenvolvimento Regional, Sérgio Castro, com representantes da Defesa Civil do Estado e do Município sobre os prejuízos que estão sendo causados pela enchente na região.
Especificamente sobre a situação de Santarém, a Prefeita Maria do Carmo declarou. “Nós estamos precisando de 9 milhões de reais para minimizar os danos vivenciados pela população e no patrimônio público municipal, ou seja, 2 milhões para ajuda humanitária e 7 milhões para infraestrutura. O Ministro anunciou que o governo federal deve repassar ao governo do Pará na próxima semana, cerca de 3 milhões de reais, e como Prefeita, eu espero que nós estejamos inseridos na estratégia de ajuda do governo do Estado”, declarou.
Encerrada a reunião com a Defesa Civil, o Ministro Fernando Bezerra visitou o cais em frente à Capitania dos Portos e viu trechos da Avenida Tapajós que já estão alagados. Ele adiantou que o Decreto de Situação de Emergência encaminhado pela Prefeitura de Santarém ao governo federal já está sendo analisado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. “Nos próximos dias, devemos nos posicionar sobre o pedido”, afirmou o Ministro.
Segundo o relatório de estimativa de danos descrito pela Coordenadoria de Defesa Civil Municipal, em Santarém, 20.377 pessoas já foram afetadas pela enchente deste ano.


Divicom|PMS